Vitamina C: Benefícios e Alimentos que a Contém

Introdução

Um dos nutrientes mais reconhecidos devido aos benefícios que oferece à nossa saúde, a vitamina C é um verdadeiro fortalecedor do sistema imunológico, tendo seu consumo altamente indicado, principalmente durante os períodos frios. Além de sua contribuição no combate de gripes e resfriados, esta importante vitamina potencializa a nossa saúde graças ao seu efeito antioxidante.Outros benefícios oferecidos pela vitamina C são o seu auxílio para a perda de peso e na obtenção de massa muscular. Deste modo, a venda de suplementos de vitamina C é grande, apesar do consumo do complexo vitamínico não ser necessário para a maior parte das pessoas.

Quando há deficiência de vitamina C no organismo, os sintomas podem variar de acordo com sua privação, bem como a intensidade da mesma. Os primeiros sintomas da deficiência de vitamina C são a fraqueza muscular e anemia, já que a vitamina contribui para a absorção de ferro de maneira significativa. O nosso sistema imunológico enfraquece, e doenças como resfriados e gripem tornam-se mais frequentes e fortes. Nossos cabelos perdem beleza, já que tornam-se quebradiços, fracos e secos, bem como a nossa pele, que resseca e sofre rachaduras. Outros efeitos da privação de vitamina C são as dores nas articulações, aumento de fraqueza, aumento do mau humor e muito cansaço. Quando privamos nosso organismo de vitamina C de forma mais severa, há o surgimento de sangramentos nas gengivas, bem como o surgimento de feridas que nunca cicatrizam, podendo inclusive levar à perda dos dentes.

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A seguir, conheça mais sobre os benefícios garantidos pelo consumo da vitamina C:

Benefícios da Vitamina C

É fonte de propriedades antioxidantes: por ser um poderoso antioxidante, a vitamina C é fonte de diversas propriedades benéficas à saúde. A vitamina C proporciona, por exemplo, a diminuição e a neutralização dos efeitos que os radicais livres, produzidos naturalmente pelo nosso organismo e causadores de diversos problemas estruturais, muitas vezes responsáveis pelo surgimento das chamadas doenças crônicas e doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer e o câncer.

Nos protege das doenças cardiovasculares: como visto anteriormente, a vitamina C desempenha diversas funções antioxidantes, o que faz dela um ótimo combatente do colesterol que se acumula nas artérias. Outros benefícios garantidos pelo consumo da vitamina é o combate e/ou alívio de doenças como hipertensão arterial e arteriosclerose. Quando consumida de maneira saudável, a vitamina C é capaz de diminuir os riscos do surgimento das doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, de maneira drástica.

Beneficia a saúde dos olhos: constantemente atacados pelos radicais livres por estarem constantemente expostos à luz intensa, os olhos são beneficiados pela vitamina C, que garante a eles uma proteção especial, já que a vitamina C é fonte de antioxidantes que nos protegem da catarata e outras doenças.

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Beneficia as unhas, pele e cabelos: os efeitos antioxidantes da vitamina C também favorecem a nossa beleza, já que eles são capazes de combater os efeitos do envelhecimento, especialmente da nossa pele. O consumo saudável de vitamina C retarda o envelhecimento da pele, contribuindo para que as rugas levem mais tempo para que surjam. Outro benefício garantido pela vitamina C em relação à pele, unhas e cabelos é o seu poder de contribuir para a produção do colágeno. Além disso, a vitamina C produz proteínas que são importantes para a beleza dos nossos cabelos e unhas.

Contribui para o sistema imunológico: talvez o benefício mais conhecido da vitamina C seja o seu efeito de proteção e manutenção do nosso sistema imunológico. Entretanto, apesar da vitamina C ser altamente recomendada para aqueles que estão sofrendo de gripes e resfriados, já que ela contribui para o alívio destas doenças, o sistema imunológico é melhor beneficiado quando o consumo da vitamina C é feito de maneira regular.

É capaz de combater os efeitos do estresse: outro benefício creditado à vitamina C é sua capacidade de diminuir os níveis do cortisol, o hormônio que sofre estimulação quando estamos estressados e o grande responsável pelos efeitos nocivos desta condição. Deste modo, as consequências prejudiciais do estresse podem sofrer alívio com o consumo de vitamina C.

Ajuda o metabolismo a se manter regulado: diversos aspectos metabólicos, como o controle dos níveis de glicose no sangue e a absorção do ferro são beneficiados pelo consumo regular de vitamina C, já que esta é um grande colaborador para que o níveis de tais nutrientes se mantenham saudáveis, beneficiando aqueles que sofrem de diabetes e anemia. Quando baixos, os níveis de glicose no sangue contribuem para a perda de peso, já que o nosso corpo passa a consumir mais gorduras para obtenção de energia. Quando baixos, estes níveis ainda evitam que a insulina, um hormônio responsável pelo acúmulo de gordura, seja produzida de maneira excessiva.

Contribui para a queima de gordura: dentre os diversos benefícios da vitamina C, podemos destacar a sua contribuição para a perda de peso, já que indivíduos que possuem bons níveis da vitamina são capazes de queimar mais gordura quando praticam atividades físicas. Evidências ainda apontam que a deficiência de vitamina C no organismo é capaz de dificultar a queima da gordura abdominal, talvez a mais difícil de se eliminar, e também a mais perigosa à saúde. Porém, não podemos afirmar que a vitamina C sozinha é capaz de queimar gordura e proporcionar a perda de peso, e sim que ela é um facilitador, desde que associada à prática regular de atividades físicas e à uma dieta saudável e equilibrada.

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Contribui para a formação de massa muscular: a formação de massa muscular é beneficiada pela vitamina C, quando esta é consumida de forma saudável. Isto é possível devido às funções antioxidantes que ela desempenha, protegendo os nossos músculos dos chamados radicais livres, liberados após os treinos de musculação em grandes quantidades. Além disso, a vitamina C contribui para que as dores musculares diminuam após os treinos, possibilitando maior conforto aos praticantes de tal atividade. Outro benefício garantido pela vitamina C em relação ao de ganho de massa muscular é o fato dela diminuir os níveis do Cortisol, colaborando assim para que os níveis de Testosterona aumentem. Porém, a vitamina C deve ser consumida com moderação, já que em altos níveis ela pode atrapalhar na performance dos treinos.

Fontes de Vitamina C

A vitamina C é encontrada em diversos alimentos, sendo as fontes mais famosas as frutas cítricas, como o limão, a laranja e o abacaxi. Entretanto, há muitos outros alimentos que oferecem vitamina C, como o tomate, a abóbora moranga, a manga, o kiwi, a goiaba, o mamão, a amora, a amalaki, a acerola, o morango e a melancia. Além destas frutas, são fontes de vitamina C vegetais como a couve-flor, a couve-de-bruxelas e o brócolis, bem como o pimentão verde, o pimentão vermelho, o espinafre, o repolho e a batata.

Conheça também as vitaminas: B, K2, E, B3, B6, B5, B9 e A.

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