Vitamina K2: Benefícios e Alimentos que a Contém

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A vitamina K2 tem sido apontada como um nutriente capaz de combater diversos males, como as doenças cardíacas e a osteoporose. Esta substância ganhou a atenção dos cientistas nos últimos anos, e tem sido considerada um grande potencializador da vitamina D, quando ambas são usadas juntas. Diversas pesquisas têm analisado os benefícios da união entre a vitamina K2 e a vitamina D3, que juntas fortalecem os ossos e contribuem para a saúde cardiovascular.

Assim como acontece com a vitamina D, muitos indivíduos têm deficiência de vitamina K2. Quando obtida por meio da alimentação, a vitamina K2 é capaz de regularizar a coagulação sanguínea. Entretanto, a vitamina K2 absorvida somente pelos alimentos não é capaz de nos proteger de problemas como varizes, osteoporose, doença cardiovascular, câncer de próstata, fígado e pulmão, problemas cerebrais como a demência, cáries, doenças infeccionas e muitos outros males.

Fontes de Vitamina K

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A absorção do cálcio é beneficiada pela vitamina D, fator que contribui para a saúde dos ossos. Entretanto, tem surgido evidências ao longo do ano de que a vitamina K2 é a grande responsável pelo direcionamento do cálcio para a absorção por parte do esqueleto. Isto impede que o cálcio fique depositado em locais que não são apropriados, como as artérias (aterosclerose), articulações (artroses) e órgãos (cálculo renal, cálculo vesicular e catarata).

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Dentre os benefícios da vitamina K2, podemos citar, por exemplo, sua ação de ativar a osteocalcina, cuja produção é de responsabilidade dos osteoblastos. A osteocalcina é fundamental para que o cálcio seja assimilado na matriz óssea. Além disso, esta proteína ainda evita o depósito de cálcio nas artérias. A vitamina K2, portanto, é essencial para a saúde do organismo, pois é ela que impede que a ação da vitamina D deposite cálcio nas artérias.

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Vitamina K1 e Vitamina K2

A vitamina K se apresenta em duas formas: vitamina K1 e vitamina K2. Enquanto a vitamina K1 pode ser obtida por meio da alimentação de vegetais e contribui para a manutenção da coagulação saudável do sangue, a vitamina K2 tem sua produção feita por bactérias, e se encontra em boa quantidade no nosso aparelho digestivo. Entretanto, a vitamina K2 não é absorvida pelo aparelho digestivo com facilidade, indo direto para os ossos, paredes dos vasos sanguíneos e outros tecidos, com exceção do fígado. A vitamina K2 apresenta variações, como MK4, MK7, MK8 e MK 9, sendo que a forma mais importante para nós é a MK7.

A MK7 tem sua extração obtida do natto, um produto que deriva da soja quando esta se encontra fermentada. Boas quantidades de vitamina K2 podem ser ingeridas com o consumo do natto. Entretanto, algumas pessoas não toleram a textura ou o cheiro dele, e preferem ingerir MK 7 por meio da suplementação. A vitamina K2 ainda pode ser encontrada em queijos fermentados.

A vitamina K e a Doença Cardiovascular

Quando o nosso corpo sofre uma lesão ou agressão, a resposta se dá por meio da reação inflamatória que o cálcio depositado no tecido lesado causa. Se isto ocorre nos vasos sanguíneos, é um sinal de que a doença arterial coronariana está se manifestando de maneira imperceptível, o que significa que há placa se formando na artéria, um problema que pode desencadear um ataque cardíaco.

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Quando juntas, a vitamina K e a vitamina D ainda aumenta a proteína matrix GLA, responsável por proteger os nossos vasos sanguíneos da calcificação. Dentre as importâncias da matriz GLA, podemos citar seu uso como referência da condição cardíaca e vascular por meio da medição laboratorial. Estudos têm apontado ainda que o aumento de consumo da vitamina K2 é capaz de reduzir o risco da doença coronariana se desenvolver.

Outros Benefícios da Vitamina K2

Além de impedir o desenvolvimento das doenças cardiovasculares e agir no processo de calcificação dos tecidos moles, a vitamina K2 é fonte de outros benefícios.

Segundo o Estudo Rotterdam realizado em 2004, pioneiro na demonstração dos efeitos da vitamina K2, a substância é capaz de extemder a nossa sobrevida. Nele, os indivíduos que ingeriram altas doses de vitamina K2 apresentaram 50% menos chances de morte por doença coronariana e menor nível de calcificação das artérias, quando comparadas aos indivíduos que ingeriram pouca vitamina K2.

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Estudos realizados com animais apontaram ainda que a vitamina K2 não só é capaz de prevenir o endurecimento arterial, como também é capaz de reverter a calcificação das artérias calcificadas devido à ativação do MGP.

Um estudo realizado com 16 mil pessoas ao longo de 10 anos também possibilitou que os pesquisadores observassem que cada porção adicional de 10mcg de vitamina K2 reduzia em 9% os eventos cardíacos.

Riscos

A suplementação de vitamina D e cálcio somada à deficiência de vitamina K2 é perigosa, de acordo com uma metanálise que ligou o cálcio à ocorrência de ataques cardíacos. Este estudo demonstrou que pessoas que ingeriram suplemento de cálcio apresentaram maior propensão a sofrerem um ataque cardíaco. Entretanto, é importante destacarmos que isto não significa que o cálcio é o responsável pelo problema.

A metanálise ainda apontou que as pessoas que consumiram somente cálcio apresentaram efeitos negativos, como formação de placas de aterosclerose nas artérias coronarianas, processo que causa ataques cardíacos. Deste modo, o consumo de cálcio deve ser equilibrado com o consumo de vitamina K2 e vitamina D, além de magnésio, Ômega 3 e sílica.

Fontes de Vitamina K2

São fontes de vitamina K2 os alimentos como vegetais de folhas verdes e derivados de peixes. A atividade da flora bacteriana também é fonte de vitamina K2. Além disso, a substância é produzida por bactérias que colonizam o cólon saudável, encontradas também na soja fermentada, no fígado, na gema do ovo, no leite, na fermentação de queijos, no iogurte e nos óleos de peixes.

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