O que é Estresse?

O estresse nem sempre é ruim. Em pequenas doses, pode ajudá-lo a agir sob pressão e motivá-lo a fazer o seu melhor. Mas quando você está constantemente correndo em modo de emergência, sua mente e seu corpo pagam o preço. Se você freqüentemente se sentir cansado e sobrecarregado, é hora de agir para trazer o seu sistema nervoso de volta ao equilíbrio. Você pode se proteger – e melhorar a forma como pensa e sente – aprendendo como reconhecer os sinais e sintomas do estresse crônico e tomando medidas para reduzir seus efeitos prejudiciais.

O estresse é a maneira de o corpo reagir a qualquer tipo de demanda ou ameaça. Quando você percebe o perigo – seja ele real ou imaginado – as defesas do corpo entram em ação rápida em um processo rápido e automático conhecido como reação de “luta ou fuga” ou “reação ao estresse”.

A resposta ao estresse é a maneira do corpo de proteger você. Ao trabalhar corretamente, ajuda a manter o foco, a energia e o alerta. Em situações de emergência, o estresse pode salvar sua vida, dando-lhe força extra para se defender, por exemplo, ou estimulando-o a pisar no freio para evitar um acidente.

O estresse também pode ajudá-lo a enfrentar desafios. É o que mantém você na ponta dos pés durante uma apresentação no trabalho, aumenta a concentração quando você está tentando o lance vencedor do jogo ou o leva a estudar para um exame quando você prefere assistir à TV. Mas, além de um certo ponto, o estresse deixa de ser útil e começa a causar grandes danos à sua saúde, seu humor, sua produtividade, seus relacionamentos e sua qualidade de vida.

Quando você se sente ameaçado, o sistema nervoso responde liberando uma enxurrada de hormônios do estresse, incluindo adrenalina e cortisol, que estimulam o corpo a agir em situações de emergência. Seu coração bate mais rápido, os músculos se contraem, a pressão sanguínea sobe, a respiração se acelera e seus sentidos se tornam mais aguçados. Essas mudanças físicas aumentam sua força e resistência, aceleram seu tempo de reação e aumentam seu foco – preparando-o para lutar ou fugir do perigo em mãos.

Quais são os Efeitos do Estresse Crônico?

Estresse Crônico

Seu sistema nervoso não é muito bom em distinguir ameaças emocionais e físicas. Se você está super estressado com uma discussão com um amigo, um prazo de trabalho ou uma montanha de contas, seu corpo pode reagir tão fortemente quanto se você estivesse enfrentando uma verdadeira situação de vida ou morte. E quanto mais seu sistema de estresse de emergência é ativado, mais fácil se torna disparar e mais difícil se torna desligar.

Se você costuma ficar estressado com frequência – como muitos de nós fazem no mundo exigente de hoje – seu corpo pode estar em um estado de estresse maior na maior parte do tempo. E isso pode levar a sérios problemas de saúde. O estresse crônico interrompe quase todos os sistemas do seu corpo. Ele pode suprimir seu sistema imunológico

, perturbar seus sistemas digestivo e reprodutivo, aumentar o risco de ataque cardíaco e derrame e acelerar o processo de envelhecimento. Pode até mesmo religar o cérebro, deixando-o mais vulnerável à ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental.

Problemas de saúde causados ​​ou exacerbados pelo estresse incluem:

  1. Depressão e ansiedade
  2. Dor de qualquer tipo
  3. Problemas de sono
  4. Doenças autoimunes
  5. Problemas digestivos
  1. Condições da pele, como eczema
  2. Doença cardíaca
  3. Problemas de peso
  4. Questões reprodutivas
  5. Pensamentos e problemas de memória

Quais são os Sinais e Sintomas do Estresse?

Estresse
A coisa mais perigosa sobre o estresse é a facilidade com que ele pode se aproximar de você. Você se acostuma com isso. Começa a parecer familiar – até normal. Você não percebe o quanto isso está afetando você, mesmo que isso tenha um preço alto. É por isso que é importante estar ciente dos sinais e sintomas comuns de sobrecarga de estresse. Os sintomas cognitivos incluem:
  • Problemas de memória
  • Incapacidade de se concentrar
  • Julgamento pobre
  • Vendo apenas o negativo
  • Pensamentos ansiosos ou de corrida
  • Preocupação constante
Os sintomas emocionais incluem:
  • Depressão ou infelicidade geral
  • Ansiedade e agitação
  • Moodiness, irritabilidade ou raiva
  • Sentindo-se sobrecarregado
  • Solidão e isolamento
  • Outros problemas de saúde mental ou emocional
Os sintomas físicos incluem:
  • Dores e dores
  • Diarréia ou constipação
  • Náusea, tontura
  • Dor no peito, ritmo cardíaco acelerado
  • Perda do desejo sexual
  • Resfriados freqüentes ou gripe
Os sintomas comportamentais incluem:
  • Comendo mais ou menos
  • Dormir muito ou pouco
  • Retirando-se dos outros
  • Procrastinar ou negligenciar responsabilidades
  • Usando álcool, cigarros ou drogas para relaxar
  • Hábitos nervosos (por exemplo, roer unhas, ritmo)

Quais são as Causas do Estresse?

As situações e pressões que causam estresse são conhecidas como estressores. Geralmente, pensamos que os estressores são negativos, como um cronograma de trabalho exaustivo ou um relacionamento complicado. No entanto, qualquer coisa que coloca altas exigências em você pode ser estressante. Isso inclui eventos positivos, como casar, comprar uma casa, ir à faculdade ou receber uma promoção. Naturalmente, nem todo estresse é causado por fatores externos. O estresse também pode ser interno ou autogerado, quando você se preocupa excessivamente com algo que pode ou não acontecer, ou tem pensamentos irracionais e pessimistas sobre a vida. Finalmente, o que causa o estresse depende, pelo menos em parte, da sua percepção dele. Algo que é estressante para você pode não perturbar outra pessoa; eles podem até gostar disso. Por exemplo, sua viagem matinal pode deixá-lo ansioso e tenso, porque você se preocupa com o fato de o trânsito atrasar você. Outros, no entanto, podem achar a viagem relaxante porque permitem mais do que o tempo suficiente e gostam de ouvir música enquanto dirigem. As causas externas comuns de estresse incluem:
  • Principais mudanças na vida
  • Trabalho ou escola
  • Dificuldades de relacionamento
  • Problemas financeiros
  • Sendo muito ocupado
  • Crianças e família
As causas internas comuns do estresse incluem:
  • Pessimismo
  • Incapacidade de aceitar a incerteza
  • Pensamento rígido, falta de flexibilidade
  • Conversa interna negativa
  • Expectativas irrealistas / perfeccionismo
  • Atitude de tudo ou nada

 Como Tratar e Prevenir o Estresse?

Por causa do dano generalizado que o estresse pode causar, é importante conhecer seu próprio limite. Mas quanto estresse é “demais” difere de pessoa para pessoa. Algumas pessoas parecem ser capazes de rolar com socos da vida, enquanto outros tendem a desmoronar diante de pequenos obstáculos ou frustrações. Algumas pessoas até prosperam com a emoção de um estilo de vida de alto estresse.

Coisas que influenciam seu nível de tolerância ao estresse

Sua rede de apoio – Uma rede forte de amigos e familiares solidários é um enorme amortecedor contra o estresse. Quando você tem pessoas com quem pode contar, as pressões da vida não parecem tão esmagadoras. Por outro lado, quanto mais solitário e isolado você estiver, maior o risco de sucumbir ao estresse. Seu senso de controle – Se você tem confiança em si mesmo e em sua capacidade de influenciar eventos e perseverar através de desafios, é mais fácil lidar com o estresse no ritmo. Por outro lado, se você acredita que tem pouco controle sobre sua vida – que está à mercê do ambiente e das circunstâncias, com capacidade limitada de fazer mudanças -, é mais provável que o estresse o tire do rumo. Sua atitude e perspectiva – A maneira como você olha para a vida e seus desafios inevitáveis ​​faz uma enorme diferença na sua capacidade de lidar com o estresse. Se você é geralmente esperançoso e otimista, ficará menos vulnerável. As pessoas resistentes ao estresse tendem a abraçar desafios, têm um senso de humor mais forte, acreditam em um propósito mais elevado e aceitam a mudança como parte inevitável da vida. Sua capacidade de lidar com suas emoções – Se você não sabe como se acalmar e se acalmar quando está se sentindo triste, irritado ou com problemas, é mais provável que você fique estressado e agitado. Ter a capacidade de identificar e lidar adequadamente com suas emoções pode aumentar sua tolerância ao estresse e ajudá-lo a se recuperar da adversidade. Seu conhecimento e preparação – Quanto mais você souber sobre uma situação estressante – incluindo quanto tempo ela durará e o que esperar – mais fácil será lidar. Por exemplo, se você fizer uma cirurgia com uma visão realista do que esperar no pós-operatório, uma recuperação dolorosa será menos estressante do que se você esperasse se recuperar imediatamente.

Melhorando sua capacidade de lidar com o estresse

Mexa-se Aumentar seu nível de atividade é algo que você pode fazer agora para ajudar a aliviar o estresse e começar a se sentir melhor. O exercício regular pode elevar o seu humor e servir como uma distração das preocupações, permitindo que você rompa com o ciclo de pensamentos negativos que alimentam o estresse. Exercícios rítmicos como andar, correr, nadar e dançar são particularmente eficazes, especialmente se você se exercita conscientemente (concentrando sua atenção nas sensações físicas que experimenta enquanto se movimenta). Conecte-se a outras pessoas
O simples ato de conversar face a face com outro ser humano pode desencadear hormônios que aliviam o estresse quando você está se sentindo agitado ou inseguro. Mesmo apenas uma breve troca de palavras gentis ou um olhar amigável de outro ser humano pode ajudar a acalmar e acalmar seu sistema nervoso. Portanto, passe tempo com pessoas que fazem você se sentir bem e não deixe que suas responsabilidades o impeçam de ter uma vida social. Se você não tem nenhum relacionamento próximo, ou se seus relacionamentos são a fonte do seu estresse, torne-se uma prioridade construir conexões mais fortes e mais satisfatórias. Envolva seus sentidos
Outra maneira rápida de aliviar o estresse é envolver um ou mais dos seus sentidos: visão, audição, paladar, olfato, tato ou movimento. A chave é encontrar a entrada sensorial que funciona para você. Ouvir uma música edificante faz você se sentir calmo? Ou cheirando café moído? Ou talvez acariciar um animal trabalha rapidamente para fazer você se sentir centrado? Todo mundo responde às sugestões sensoriais de maneira um pouco diferente, então experimente para descobrir o que funciona melhor para você. Aprenda a relaxar ocê não pode eliminar completamente o estresse de sua vida, mas você pode controlar o quanto isso afeta você. Técnicas de relaxamento, como yoga, meditação e respiração profunda ativam a resposta de relaxamento do corpo, um estado de tranquilidade que é o oposto polar da resposta ao estresse. Quando praticadas regularmente, essas atividades podem reduzir seus níveis de estresse diários e estimular sentimentos de alegria e serenidade. Eles também aumentam sua capacidade de manter a calma e coletar sob pressão. Siga uma dieta saudável A comida que você come pode melhorar ou piorar seu humor e afetar sua capacidade de lidar com os estressores da vida. Comer uma dieta repleta de alimentos processados ​​e convenientes, carboidratos refinados e lanches açucarados pode piorar os sintomas de estresse, enquanto uma dieta rica em frutas e vegetais frescos, proteínas de alta qualidade e ácidos graxos ômega-3 podem ajudá-lo a lidar melhor com eles. altos e baixos da vida. Descanse com qualidade Sentir-se cansado pode aumentar o estresse fazendo com que você pense irracionalmente. Ao mesmo tempo, o estresse crônico pode atrapalhar seu sono. Se você está tendo dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo à noite, há muitas maneiras de melhorar o seu sono para que você se sinta menos estressado e mais produtivo e emocionalmente equilibrado.
O que é Estresse, Causas, Sintomas, Tratamento, Tipos e Prevenção
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