O que é Osteoporose, Sintomas, Tratamento, Causas, Tem Cura?

O que é Osteoporose?

A osteoporose faz com que os ossos se tornem fracos e frágeis – tão frágil que uma queda ou mesmo tensões suaves, como curvar-se ou tossir, podem causar uma fratura. As fraturas relacionadas à osteoporose ocorrem mais comumente no quadril, no punho ou na coluna.

O osso é tecido vivo que está constantemente sendo quebrado e substituído. A osteoporose ocorre quando a criação de osso novo não acompanha a remoção do osso velho.

A osteoporose afeta homens e mulheres de todas as raças. Mas as mulheres brancas e asiáticas – especialmente as mulheres mais velhas que já passaram da menopausa – estão em maior risco. Medicamentos, dieta saudável e exercícios com pesos podem ajudar a prevenir a perda óssea ou fortalecer os ossos já fracos.

Quais são os Sintomas da Osteoporose?

Normalmente, não há sintomas nos estágios iniciais da perda óssea. Mas uma vez que seus ossos foram enfraquecidos pela osteoporose, você pode ter sinais e sintomas que incluem:

  • Dor nas costas, causada por uma vértebra fraturada ou colapsada
  • Perda de altura ao longo do tempo
  • Uma postura curvada
  • Uma fratura óssea que ocorre com muito mais facilidade do que o esperado

Quando ver um médico

Você pode conversar com seu médico sobre a osteoporose se tiver passado pela menopausa precoce ou se tiver tomado corticosteroides por vários meses de cada vez, ou se algum de seus pais teve fratura de quadril.

Quais são as Causas da Osteoporose?

Seus ossos estão em constante estado de renovação – novo osso é feito e ossos velhos são quebrados. Quando você é jovem, seu corpo faz um novo osso mais rápido do que o osso velho e aumenta a massa óssea. A maioria das pessoas atinge o pico de massa óssea aos 20 anos. À medida que as pessoas envelhecem, a massa óssea é perdida mais rapidamente do que é criada.

A probabilidade de você desenvolver osteoporose depende, em parte, da quantidade de massa óssea que você atingiu em sua juventude. Quanto maior o seu pico de massa óssea, mais ossos você tem “no banco” e menor a probabilidade de desenvolver osteoporose à medida que envelhece.

Fatores de risco

Uma série de fatores pode aumentar a probabilidade de desenvolver osteoporose – incluindo sua idade, raça, estilo de vida, condições médicas e tratamentos.

Riscos imutáveis

Alguns fatores de risco para osteoporose estão fora de seu controle, incluindo:

  • Seu sexo. As mulheres são muito mais propensas a desenvolver osteoporose do que os homens.
  • Era. Quanto mais você envelhece, maior o risco de osteoporose.
  • Corrida. Você está em maior risco de osteoporose se você é branco ou de ascendência asiática.
  • História de família. Ter um pai ou irmão com osteoporose coloca você em maior risco, especialmente se sua mãe ou pai experimentou uma fratura de quadril.
  • Tamanho da estrutura corporal. Homens e mulheres que têm estruturas corporais pequenas tendem a ter um risco maior, porque eles podem ter menos massa óssea para extrair à medida que envelhecem.

Níveis hormonais

A osteoporose é mais comum em pessoas que têm muito ou pouco hormônio em seus corpos. Exemplos incluem:

  • Hormônios sexuais. Níveis de hormônios sexuais reduzidos tendem a enfraquecer o osso. A redução dos níveis de estrogênio em mulheres na menopausa é um dos mais fortes fatores de risco para o desenvolvimento de osteoporose. Os homens experimentam uma redução gradual nos níveis de testosterona à medida que envelhecem. Os tratamentos para o câncer de próstata que reduzem os níveis de testosterona em homens e os tratamentos para o câncer de mama que reduzem os níveis de estrogênio nas mulheres provavelmente acelerarão a perda óssea.
  • Problemas de tireóide. Muito hormônio tireoidiano pode causar perda óssea. Isso pode ocorrer se a sua tireoide estiver hiperativa ou se você tomar muita medicação do hormônio tireoidiano para tratar uma tireoide com hipoatividade.
  • Outras glândulas. A osteoporose também tem sido associada com paratireoide hiperativa e glândulas supra-renais.

Fatores dietéticos

A osteoporose é mais provável de ocorrer em pessoas que têm:

  • Baixa ingestão de cálcio. A falta vital de cálcio desempenha um papel no desenvolvimento da osteoporose. A baixa ingestão de cálcio contribui para a diminuição da densidade óssea, perda óssea precoce e aumento do risco de fraturas.
  • Distúrbios alimentares. Restringir severamente a ingestão de alimentos e estar abaixo do peso enfraquece o osso em homens e mulheres.
  • Cirurgia gastrointestinal. A cirurgia para reduzir o tamanho do estômago ou para remover parte do intestino limita a quantidade de área de superfície disponível para absorver nutrientes, incluindo o cálcio.

Esteróides e outros medicamentos

O uso a longo prazo de medicamentos orais ou injetáveis ​​de corticosteróides, como a prednisona e a cortisona, interfere no processo de reconstrução óssea. A osteoporose também tem sido associada a medicamentos usados ​​para combater ou prevenir:

  • Convulsões
  • Refluxo gastrico
  • Câncer
  • Rejeição de transplante

Condições médicas

O risco de osteoporose é maior em pessoas que têm certos problemas médicos, incluindo:

  • Doença celíaca
  • Doença inflamatória intestinal
  • Doença renal ou hepática
  • Câncer
  • Lúpus
  • Mieloma múltiplo
  • Artrite reumatóide

Escolhas de estilo de vida

Alguns maus hábitos podem aumentar o risco de osteoporose. Exemplos incluem:

  • Estilo de vida sedentário. Pessoas que passam muito tempo sentadas têm um risco maior de osteoporose do que aquelas que são mais ativas. Qualquer exercício de levantamento de peso e atividades que promovam equilíbrio e boa postura são benéficos para os ossos, mas caminhar, correr, saltar, dançar e levantar peso parecem ser particularmente úteis.
  • Consumo excessivo de álcool. O consumo regular de mais de duas bebidas alcoólicas por dia aumenta o risco de osteoporose.
  • Uso do tabaco. O papel exato do tabaco na osteoporose não é claramente entendido, mas foi demonstrado que o uso do tabaco contribui para os ossos fracos.

Quais são as Possíveis Complicações da Osteoporose?

Fraturas ósseas, particularmente na coluna ou no quadril, são a complicação mais grave da osteoporose. As fraturas do quadril geralmente são causadas por uma queda e podem resultar em incapacidade e até mesmo um aumento do risco de morte no primeiro ano após a lesão.

Em alguns casos, fraturas da coluna vertebral podem ocorrer mesmo se você não tiver caído. Os ossos que compõem a sua coluna (vértebras) podem enfraquecer ao ponto de poderem se dobrar, o que pode resultar em dor nas costas, altura perdida e postura curvada para a frente.

Prevenção

Boa nutrição e exercícios regulares são essenciais para manter os ossos saudáveis ​​durante toda a sua vida.

Proteína

A proteína é um dos blocos de construção do osso. E enquanto a maioria das pessoas ingere muita proteína em suas dietas, outras não. Vegetarianos e veganos podem obter proteína suficiente na dieta se eles intencionalmente buscarem fontes adequadas, como soja, nozes, legumes e laticínios e ovos, se permitido. Os adultos mais velhos também podem consumir menos proteína por vários motivos. Suplementação de proteína é uma opção.

Peso corporal

Estar abaixo do peso aumenta a chance de perda óssea e fraturas. O excesso de peso agora é conhecido por aumentar o risco de fraturas no braço e no pulso. Como tal, manter um peso corporal adequado é bom para os ossos, assim como para a saúde em geral.

Cálcio

Homens e mulheres entre 18 e 50 anos precisam de 1.000 miligramas de cálcio por dia. Esta quantidade diária aumenta para 1.200 miligramas quando as mulheres completam 50 anos e os homens completam 70 anos. Boas fontes de cálcio incluem:

  • Laticínios com baixo teor de gordura
  • Vegetais folhosos verde-escuros
  • Salmão enlatado ou sardinha com ossos
  • Produtos de soja, como tofu
  • Cereais fortificados com cálcio e suco de laranja

Se você achar difícil obter cálcio suficiente de sua dieta, considere tomar suplementos de cálcio. No entanto, muito cálcio tem sido associado a pedras nos rins. Embora ainda não esteja claro, alguns especialistas sugerem que o excesso de cálcio, especialmente em suplementos, pode aumentar o risco de doenças cardíacas. O Instituto de Medicina recomenda que a ingestão total de cálcio, a partir de suplementos e dieta combinados, não seja superior a 2.000 miligramas diariamente para pessoas com mais de 50 anos.

Vitamina D

A vitamina D melhora a capacidade do organismo de absorver o cálcio e melhora a saúde dos ossos de outras formas. As pessoas podem obter quantidades adequadas de vitamina D da luz solar, mas isso pode não ser uma boa fonte se você vive em uma latitude alta, se está em casa, ou se usa regularmente protetor solar ou evita o sol por causa do risco da pele Câncer.

Os cientistas ainda não conhecem a dose diária ideal de vitamina D para cada pessoa. Um bom ponto de partida para adultos é de 600 a 800 unidades internacionais por dia, através de alimentos ou suplementos. Para pessoas sem outras fontes de vitamina D e especialmente com exposição solar limitada, um suplemento pode ser necessário. A maioria dos produtos multivitamínicos contém entre 600 e 800 UI de vitamina D. Até 4.000 UI de vitamina D por dia é seguro para a maioria das pessoas.

Exercício

O exercício pode ajudá-lo a construir ossos fortes e diminuir a perda óssea. Exercício irá beneficiar seus ossos, não importa quando você começar, mas você vai ganhar mais benefícios se você começar a se exercitar regularmente quando você é jovem e continuar a exercer toda a sua vida.

Combine exercícios de treinamento de força com exercícios de peso e equilíbrio. O treinamento de força ajuda a fortalecer os músculos e ossos dos braços e da parte superior da coluna, e exercícios com peso – como caminhar, correr, correr, subir escadas, pular corda, esquiar e causar impacto – afetam principalmente os ossos das pernas e dos quadris e abaixe a espinha. Exercícios de equilíbrio, como o tai chi, podem reduzir o risco de quedas, especialmente à medida que você envelhece.

Nadar, andar de bicicleta e se exercitar em máquinas como aparelhos elípticos podem proporcionar um bom exercício cardiovascular, mas não são tão úteis para melhorar a saúde dos ossos.

 

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