O Manganês e sua Importância

Manganês é um mineral que é vital para a vida. O corpo humano contém cerca de 15 a 20 miligramas do mesmo. A maior parte é encontrada nos ossos, com o resto distribuído por todo o corpo em tecidos como o pâncreas, rins, fígado, glândulas adrenais e glândulas pituitárias.

Embora o manganês seja necessário em apenas vestígios, estima-se que cerca de 1/3 da população norte-americana não se cansa disso. Isto é devido principalmente à dieta altamente processada moderna que comemos.

Uma grande proporção do manganês nos alimentos é perdida no processamento. Grãos integrais, por exemplo, são alimentos ricos em manganês, mas grãos refinados ou farinha que são muito mais consumidas, fornecem apenas metade da quantidade.

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Como o Manganês Beneficia a Saúde

O manganês é um nutriente essencial em muitos aspectos. Seu papel fundamental é a ativação de enzimas que são necessárias para a digestão e utilização de alimentos e nutrientes.

Também desempenha um papel na reprodução e crescimento ósseo. É chamado às vezes o mineral do “cérebro”, porque é importante à função mental.

O manganês e sua importância à saúde podem ser vistos a seguir.

Benefícios e Funções do Manganês

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O manganês e sua importância à saúde proporcionam benefícios como:

– Ativa enzimas necessárias para digerir e sintetizar ácidos graxos e colesterol, e metabolizar carboidratos e proteínas

– Importante para a produção de energia

– Ativa enzimas que permitem a utilização de outros nutrientes-chave como vitamina B1 (tiamina), biotina, colina, ácido ascórbico e vitamina E

– As enzimas ativadas pelo manganês também são importantes para o crescimento normal do osso e da cartilagem e mantêm os ossos fortes e saudáveis

– Necessários para a formação de colágeno nas células da pele, o que é necessário para a cicatrização de feridas

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– Componente de metaloenzimas necessárias para uma série de funções que incluem sintetizar glutamina, e metabolismo da glicose, que ajuda a regular o equilíbrio do açúcar no sangue

– Necessário para fazer manganês superóxido dismutase (MnSOD), um dos principais antioxidantes que protege as células de danos de radicais livres, e assim ajuda a manter um sistema imunológico saudável

– Necessários para a produção de hormônios sexuais, fertilidade, saúde reprodutiva e lactação.

– Mantém nervos saudáveis

– Apoia função ótima da glândula tireoide e produção de tiroxina- Essencial para o metabolismo adequado do ferro e assim ajuda a prevenir a anemia

-Trabalha com as vitaminas do complexo B para gerar uma sensação geral de bem-estar

Sintomas e Causas da Deficiência de Manganês

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A deficiência total de manganês é muito rara e normalmente não ocorre a menos que o manganês seja eliminado da dieta. No entanto, muitas pessoas podem não estar obtendo os níveis ideais necessários para a saúde.

A causa mais comum de baixo teor de manganês é a má ingestão dietética, devido a uma dieta que não tem fontes de manganês ou devido a distúrbios do trato intestinal que dificultam a absorção de nutrientes dos alimentos.

Outros fatores que contribuem para sintomas de deficiência de manganês incluem:

Sudorese excessiva, como grandes quantidades de manganês que são perdidas no suor

Antiácidos ou contraceptivos orais interferem com a absorção de manganês

Ferro, cobre e magnésio diminuem o manganês no corpo, e a ingestão excessiva de qualquer um desses minerais pode esgotá-lo

Transtornos crônicos do fígado ou da vesícula biliar podem aumentar os requisitos de ingestão, pois a produção de bile suficiente e circulação adequada do mesmo é necessária para o transporte de manganês em todo o corpo

Devido à importância do manganês na ativação enzimática, uma deficiência pode afetar adversamente muitos processos bioquímicos no corpo

São sintomas de deficiência de manganês:

Náuseas ou vertigens

Vômito

Erupção cutânea

Perda de audição

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Níveis elevados de açúcar no sangue (diminuição da tolerância à glicose)

Níveis de colesterol no sangue muito baixos

Comprometimento do crescimento ósseo ou anormalidades esqueléticas, especialmente em crianças

Perda óssea excessiva e pelos e unhas fracos

Perda de cor do cabelo

Funcionamento defeituoso do sistema reprodutor

Grave deficiência em lactentes pode causar convulsões, e até paralisia, cegueira e surdez

Fontes de Manganês

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Alimentos ricos em ácido oxálico, como repolho, batata-doce e espinafre e alimentos ricos em ácido fítico, como feijão, nozes, sementes, produtos à base de soja e grãos integrais, podem inibir a absorção de manganês ligeiramente. Cozinhar ajuda a neutralizar esse efeito.

São fontes de manganês, por exemplo, os vegetais folhosos de cor verde escura, tais como acelga, brócolis, couve, mostarda, alface e espinafre, bem como alimentos como abacate, abacaxi, framboesa, nozes, amêndoas e amendoins. Outro alimentos que contêm manganês incluem banana, mirtilo, figo, uva, kiwi, morango, melaço, xarope de bordo, pimenta preta, canela, cravo, sementes de coentro, alho, pimenta, tomilho, açafrão, gemas de ovos, beterraba, cenoura, doce batata, espargos, aipo, alho-poró, abobrinha, algas, leguminosas (feijão preto, grão de bico, ervilhas secas, feijão verde, feijão branco), soja e produtos de soja, como tofu e tempeh, e os grãos (aveia, arroz integral, centeio, trigo integral, quinoa, cevada, espelta).

Suplementos de Manganês

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Tomar vitaminas e minerais em seu equilíbrio correto é vital para o bom funcionamento de todas as vitaminas. Eles trabalham sinergicamente, o que significa que a eficácia de qualquer nutriente requer, ou é reforçada, às vezes dramaticamente, pela presença de certos outros nutrientes.

Por esta razão, se você estiver pensando em tomar suplementos para a manutenção da boa saúde, a abordagem recomendada é tomar uma multi-vitamina que tem o equilíbrio adequado de todos os nutrientes necessários que seu corpo precisa.

Para uma lista de conceituados suplementos vitamínicos e minerais escolhidos em uma revisão de suplemento independente, procure pelos suplementos multivitamínicos. Muitos destes são fabricados para conformidade farmacêutica ou nutracêutica GMP, que é o mais alto padrão multivitamínico possível.

Tenha em mente, no entanto, que enquanto suplementos minerais são úteis para preencher lacunas nutricionais que são quase inevitáveis ​​em dietas modernas, e para garantir que obtenhamos altas doses de nutrientes, eles não são nenhum substituto para uma boa dieta. Em vez disso, use-os para complementar um estilo de vida e dieta saudáveis.

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