Benefícios mentais

Os benefícios mentais (e físicos) da respiração profunda fazem desta uma importante atividade que deveria ser praticada por todos. A respiração deve ser a coisa mais importante para o ser humano, pois nunca podemos ignorar alguns minutos sem respirar. A respiração é mais do que apenas tomar oxigênio e dar o dióxido de carbono. Tem muitos tipos e padrões. Um dos tipos de respiração conhecidos é o diafragma ou a respiração profunda.

A respiração profunda geralmente envolve a inalação do ar limpo profundamente e exalar completamente o ar ruim. O exercício de respiração profunda pode ser feito quase por qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer momento. A técnica de respiração profunda pode ser repetida com várias vezes a repetição durante o dia ou sempre que você se sente cansado, estressado ou deprimido.

A respiração profunda usa a capacidade total dos pulmões, e pode ser feita utilizando as três câmaras que cercam os pulmões:

  • Abdominal
  • Peito
  • Clavicular

A respiração profunda começa com o enchimento do abdômen pelo ar, então o diafragma irá expandir o peito, mais tarde eleva as costelas superiores e a clavícula. O processo de expiração é o oposto. O processo de exalação na respiração profunda, iniciado pela parte superior e no meio das costelas, desinfla e faz o abdômen puxar para dentro e para cima, os pontos do umbigo são puxados para trás em direção à coluna vertebral. Se você quiser praticar o exercício de respiração profunda, fique sentado no chão ou na cadeira e coloque a mão esquerda no estômago enquanto a mão direita no baú. Ao colocar ambas as mãos sobre essas peças, você pode sentir o movimento do diafragma.

Benefícios dos Exercícios de Respiração Profunda

Os exercícios de respiração profunda devem ser feitos duas vezes por dia ou sempre que você sofre o estresse, a virada, a dor ou a sensação de sonolência. A respiração profunda é apenas uma das muitas técnicas de respiração, mas é a primeira técnica que você deve aprender antes de fazer qualquer outro tipo de método de respiração. Quanto mais você praticar a respiração respiratória, mais você conseguirá isso de forma mais natural e pode melhorar a mente e o corpo. O exercício de respiração profunda também tem muitos efeitos importantes para o nosso corpo, incluindo os benefícios mencionados abaixo:

Limpa a mente

Apenas tente respirar profundamente e diga o que sente? Sim, você se sente calmo e, às vezes, pode fazer você sentir que você tem uma mente mais clara. Praticar a técnica de respiração profunda ajudará a limpar a mente e a dar mais foco no trabalho. Esses benefícios certamente o ajudarão a melhorar sua produtividade e capacidade de aprendizado.

Trata os sintomas da menopausa


A respiração profunda pode oferecer diversos benefícios ao corpo, especialmente para curar e tratar o problema da menopausa nas mulheres. Se você é uma mulher e experimentou sintomas da menopausa, melhor você praticar um exercício de respiração profunda regularmente.

Melhora a função pulmonar

O pulmão é o órgão principal durante a respiração e é a parte mais importante do sistema respiratório humano. Exercício de respiração profunda pode ajudar a melhorar a capacidade pulmonar e a função praticando fitness para os músculos pulmonares e circundados.

Trata os efeitos colaterais do câncer

Segundo o estudo, o exercício de respiração profunda pode ajudar o corpo a tratar a quimioterapia ou o efeito colateral do câncer. Também pode aumentar a qualidade do paciente com câncer, especialmente aqueles que sofrem câncer de pulmão.

Reduz a dor

A respiração profunda pode trazer mais oxigênio para o corpo necessário para a maioria das células do corpo. O oxigênio ajudará a remover o neurotransmissor dentro do sangue e aliviar a dor que causa o problema circulatório do nervo ou do sangue.

Limpa o sangue

Ao exalar o ar ruim, o corpo liberta todas as toxinas contidas no sangue. A respiração profunda pode ajudar na limpeza do sangue de qualquer substância nociva e resíduos metabólicos, como dióxido de carbono e monóxido de carbono.

Fortalece o músculo

Fazer respiração profunda, levando o braço sobre a mão, pode promover a força muscular e a aptidão física. Basta fazer o exercício de respiração profunda duas vezes por dia para obter os benefícios.

Aumenta a função nervosa

O sistema nervoso humano precisa de oxigênio para se submeter à sua função. Praticar exercício de respiração profunda regularmente pode melhorar e manter o sistema nervoso normal no organismo.

Alivia o estresse

Ao aliviar a ansiedade, o exercício de respiração profunda também pode ajudar a aliviar o estresse. É muito recomendável realizar-se quando você tiver tensão ou dia estressante.

Melhora a postura

Fazer exercícios de respiração profunda enquanto se sente e segurando retaguarda pode ajudar a melhorar sua postura corporal e prevenir a escoliose.

Alivia a ansiedade

A ansiedade costumava ser experimentada por muitas pessoas hoje em dia. A pesquisa descobriu que a respiração profunda pode ajudar o corpo a aliviar a ansiedade promovendo a produção de endorfina. A endorfina é um hormônio que promove sentimento de conforto dentro do corpo.

Ajuda a parar de fumar

A respiração profunda pode aumentar a capacidade sanguínea de ligar o oxigênio e evitar que ele se encoste no monóxido de carbono que contém fumaça. Se você é fumante e deseja parar de fumar, você só pode experimentar o exercício de respiração profunda e sentir os efeitos por alguns dias. A respiração profunda ajudará a reduzir o vício da nicotina com certeza.

Fortalece o sistema imunológico

Quanto mais oxigênio você obtém o sistema imunológico do seu corpo. Exercício de respiração profunda pode promover o corpo para produzir mais substância curativa e melhora a função das células imunes na luta contra a doença.

Promove o bom humor

A respiração profunda pode promover a liberação de um hormônio chamado endorfina, este hormônio é um hormônio sensível, o que significa que pode fazer você se sentir bem, fresco e feliz, mesmo depois de um dia estressante.

Ajuda o corpo a reparar o dano celular

Todos os dias, nosso corpo ficou exposto a muitas substâncias nocivas, toxinas e outras coisas que levam ao dano celular e tecidual. O exercício de respiração profunda pode facilitar o corpo para obter mais oxigênio e ajuda significativamente na reparação das células e tecidos, pois o oxigênio é o principal componente no processo de metabolismo dentro das células.

Melhora a qualidade do sangue

Como mencionado anteriormente, o exercício de respiração profunda pode melhorar a ingestão de oxigênio e isso limpa o sangue de qualquer substância prejudicial e toxina. Durante a respiração profunda o corpo irá exalar a toxina que é ligada pela hemoglobina dentro dos glóbulos vermelhos.

Mante a saúde dos órgãos

Durante a sessão de respiração profunda, seus órgãos, como pulmão, diafragma, coração, fígado e outros, obterão alguma massagem. A respiração profunda pode promover uma melhor função desses órgãos dentro do corpo.

Ajuda no controle de peso

Se você tiver uma dieta rigorosa para perder peso e você ainda está ansioso por alguns alimentos, experimente o exercício de respiração profunda. Isso pode fazer seu corpo obter mais oxigênio, aumentar a taxa de metabolismo e dar-lhe mais energia, bem como acalmar seu cérebro de craving alimentos, controlando o hormônio regulador de peso, leptina e grelina.

Alivia a enxaqueca

A enxaqueca costumava acontecer se o nervo no cérebro tivesse falta de oxigênio ou o nervo dentro do cérebro se contraíra. O exercício de respiração profunda pode trazer mais oxigênio para seu cérebro e ajudar a acalmar o nervo cerebral que leva à redução da dor de enxaqueca.

Induzo bom sono

Se você costuma experimentar insônia ou outra privação de sono, você pode tentar praticar exercício de respiração profunda. O método de respiração profunda pode ajudar a acalmar seu nervo e induzir a produção de melatonina, o hormônio que o deixa com sono.

 Livra o corpo das toxinas

O pulmão é um dos órgãos excretores do corpo. Ele desempenha um papel importante na descarga da toxina que contém sangue. A respiração profunda não só promove uma melhor ingestão de oxigênio, mas também faz seu corpo exalar um ar mais ruim que contém muitos resíduos e toxinas substâncias derivadas do interior do corpo.

Os Benefícios Mentais (e Físicos) da Respiração Profunda
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