O que são os Gases (Flatulência)?

Flatulência é um acúmulo de gás no sistema digestivo que pode levar ao desconforto abdominal. A maioria das pessoas experimenta flatulência.

A flatulência excessiva pode causar desconforto e desconforto. Frequentemente ocorre como resultado de comer certos alimentos, mas pode ser um sinal de uma condição mais séria.

Na maioria dos casos, uma mudança de dieta e estilo de vida pode ajudar a controlar o excesso de gás.


Como o Gás é Produzido no Corpo?

O gás é capturado no trato digestivo de duas maneiras – quando você engole ar e quando as bactérias quebram o alimento não digerido no intestino. Você libera a maior parte desse gás do seu estômago por arrotos. E flatulência ocorre como resultado de gás que viaja até o cólon (intestino grosso).

Os carboidratos produzem muito gás, ao contrário das proteínas e gorduras. As gorduras podem retardar o processo de digestão, pois levam tempo para esvaziar o estômago e isso pode levar ao inchaço.

Além dos nutrientes essenciais acima, existem certos alimentos que devem ser evitados para evitar gases e inchaço.

Gases Durante a Gravidez

Gás durante a gravidez é uma ocorrência frequente, o que também significa que o gás durante a gravidez é uma preocupação comum. A pessoa típica vai passar gás aproximadamente 18 vezes por dia. A razão para isso é que a pessoa média produz até 4 litros de gás por dia.

O acúmulo de gás acontece se você está grávida ou não. No entanto, você pode descobrir mais desafios com o gás quando descobrir que está grávida. Um dos principais fatores que contribuem para experimentar mais gases durante a gravidez é o aumento dos níveis de progesterona. A progesterona é um hormônio que faz com que os músculos do corpo relaxem.

Quais são os Sintomas dos Gases?

Às vezes, o gás intestinal associado ao inchaço pode ser acompanhado por:

Por que Alguns Alimentos Causam Mais Gás?

Alimentos que causam flatulência tendem a ser aqueles altos em certos polissacarídeos, particularmente oligossacarídeos, como a inulina. A inulina pertence a uma classe de fibras alimentares conhecidas como frutanos.

Alimentos Que Causam Gases

Alguns alimentos podem causar gases fedorentos em algumas mulheres grávidas.

Vegetais como repolho, couve-flor, feijão, couve de Bruxelas, cebola, brócolis, alcachofra e aspargo contêm carboidratos inabsorvíveis, que não podem ser digeridos. Isto poderia, portanto, produzir gases cheios de enxofre, resultando em mau cheiro.

Alimentos como grão de bico, lentilhas, grama verde e guandu são ótimas fontes de fibra. Mas a ingestão excessiva de alimentos ricos em fibras pode levar ao estômago gasoso. No entanto, em alguns indivíduos, a dieta com fibras pode ajudar a aliviar o gás e o inchaço.

Sementes como girassol, papoula e erva-doce também produzem gás no cólon, levando à flatulência.

Frutas como maçãs, manga, passas, ameixas, cerejas, melancia e pêssegos também contêm carboidratos inabsorvíveis. Seu corpo não pode digeri-los e eles passam para o cólon causando flatulência junto com o gás.

Refrigerantes, vinho e cerveja podem causar arrotos, pois liberam dióxido de carbono em sua barriga.

Feijão Preto

Sucos de frutas contendo frutose também causam gases e inchaço. Trigo, farelo de trigo e produtos de trigo podem levar à fermentação no intestino grosso, causando gás e inchaço.

Sorbitol, um adoçante artificial encontrado em alguns alimentos e bebidas, poderia desencadear a formação de gás.

Na maioria dos casos, você não precisa de nenhum tratamento, pois o gás e o inchaço desaparecem logo após o nascimento do bebê. Além disso, existem alguns remédios caseiros e maneiras que podem ajudá-lo a gerenciar o sentimento desconfortável e inchado.

Medicamentos Para o Tratamento de Gases

Os medicamentos abaixo só devem ser tomados sob prescrição médica:

  • OTC Simethicone (Mylicon, Gas-X) para alívio imediato de gás.
  • Antiácidos com baixo teor de sódio para estômago inchado e refluxo ácido.

Chás de ervas que podem ajudar com os gases

Chá de hortelã

Hortelã-pimenta, conhecida pelo nome científico Mentha piperita, é uma erva da família das mentas que é valorizada tanto pela sua fragrância como pelas propriedades medicinais. Os caules e folhas da planta de hortelã-pimenta contêm mentol, o composto responsável por suas propriedades curativas e cheiro característico.

O chá de hortelã-pimenta tem efeitos analgésicos calmantes que o tornam inestimável para o tratamento de problemas digestivos como gases e inchaço. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, a hortelã-pimenta alivia os músculos tensos do trato digestivo, permitindo que o gás seja dissipado de forma mais rápida e fácil.

Para fazer um chá revigorante de hortelã-pimenta, basta adicionar 1 colher de chá. folhas secas de hortelã a uma xícara de água fervente por cinco a dez minutos, coe e beba. Pessoas com refluxo gastroesofágico (DRGE) devem evitar o chá de hortelã-pimenta, pois ele pode relaxar o esfíncter esofágico e permitir que o ácido do estômago entre no esôfago mais prontamente.

Chá de cidreira

Outro membro da família das mentas, erva-cidreira (Melissa officinalis) tem sido usado desde a Idade Média como um remédio para insônia, ansiedade, desconforto digestivo e baixo apetite. Ele contém óleos voláteis chamados terpenos que conferem à planta suas propriedades curativas. Eugenol – o principal composto ativo da erva-cidreira – é responsável por grande parte de sua capacidade de anestesiar a dor e aliviar espasmos musculares no trato digestivo, criando um ambiente menos propício para o gás.

Para um chá relaxante, adicione 1 a 1,5 colher de chá. erva-cidreira deixa a uma xícara de água quente, íngreme por 10 minutos e beber. Erva-cidreira pode causar sonolência indesejada, que pode ser agravada pelo álcool. Evite beber álcool e tomar outros depressores enquanto estiver usando chá de erva-cidreira, pois os efeitos combinados podem resultar em sedação perigosa.

Chá de Semente de Funcho

Semente de funcho vem da planta de erva-doce (Foeniculum vulgare). Semente de funcho é um carminativo, promovendo a digestão, impedindo a formação de gás e auxiliando na passagem do gás. Misturado com bicarbonato de sódio, semente de anis e endro, a semente de erva-doce é um dos ingredientes tradicionais da gripe water, um medicamento natural usado no tratamento de cólicas e flatulência em lactentes.

Para fazer chá a partir de sementes de funcho, despeje uma xícara de água fervente sobre 1 colher de sopa. sementes de funcho esmagadas ou feridas, tensão e bebida. As pessoas com epilepsia devem evitar tomar erva-doce, pois isso pode aumentar o risco de convulsões. Em casos raros, podem ocorrer reações alérgicas que requerem atenção médica imediata.


Chá de Camomila

Chá de Raiz Dente-de-Leão

Feito a partir das raízes de uma erva comum, o chá dente de leão é um remédio eficaz para o inchaço e outros sintomas digestivos. Ele pode ser usado como um substituto saudável para o café devido ao seu sabor rico e terroso e tem sido usado medicinalmente para aliviar gases, inchaço e outras queixas digestivas.

De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, dandelion atua como um diurético, aumentando a micção e diminuindo a retenção de água causada por flutuações hormonais e outros fatores. Também é útil para o tratamento de sintomas decorrentes da má digestão e contém potássio, um mineral que muitas vezes é deficiente em pessoas que tomam diuréticos. É uma fonte rica de muitos nutrientes, incluindo vitaminas A, complexo B, C e D, bem como minerais como magnésio, cálcio e ferro.

Gases (Flatulência): Remédios, Chás, Sintomas e na Gravidez
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