Andar de elevador, viajar de avião e até mesmo submergir em um submarino. Existem diversas situações na vida de uma pessoa que podem fazer com que ela se encontre em locais pequenos e fechados.

Tudo bem que andar de submarino e saber que está a centenas de metros de profundidade não deve ser a melhor das sensações, mas situações assim chegam a ser aterrorizantes para as pessoas que sofrem de claustrofobia.

Pode se dizer que a claustrofobia é uma forma de transtorno de ansiedade, em que um medo irracional de não ter escapatória ou de ser fechado pode levar a um ataque de pânico.

Pessoas com claustrofobia farão grandes esforços para evitar pequenos espaços e situações que desencadeiem seu pânico e ansiedade. Eles podem evitar lugares como o metrô e preferem subir as escadas ao invés de um elevador, mesmo se muitos andares estiverem envolvidos. Os sintomas podem ser graves, mas muitas pessoas não procuram tratamento.

Diagnóstico da Claustrofobia

Um psicólogo ou psiquiatra perguntará ao paciente sobre seus sintomas.

Um diagnóstico de claustrofobia pode surgir durante uma consulta sobre outro problema relacionado à ansiedade.

O psicólogo irá:

  • Pedir uma descrição dos sintomas e o que os desencadeia
  • Tente estabelecer quão severos são os sintomas
  • Descartar outros tipos de transtorno de ansiedade
  • Para estabelecer alguns detalhes, o médico pode usar:
  • Um questionário de claustrofobia para ajudar a identificar a causa da ansiedade
  • Uma escala de claustrofobia para ajudar a estabelecer os níveis de ansiedade

Para que uma fobia específica seja diagnosticada, certos critérios precisam ser atendidos.

Esses são:

  • Um medo persistente, irracional ou excessivo, causado pela presença ou antecipação de uma situação específica
  • Resposta de ansiedade quando exposto ao estímulo, possivelmente um ataque de pânico em adultos, ou, em crianças, uma birra, apego, choro ou congelamento
  • Um reconhecimento por pacientes adultos de que seu medo é desproporcional em relação à ameaça ou perigo percebido
  • Empregando medidas para evitar o objeto ou situação temidos, ou uma tendência a enfrentar as experiências, mas com angústia ou ansiedade
  • A reação, antecipação ou evitação da pessoa interfere na vida cotidiana e nos relacionamentos ou causa sofrimento significativo
  • A fobia persistiu por algum tempo, geralmente 6 meses ou mais
  • Os sintomas não podem ser atribuídos a outra condição mental, como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

Sintomas da Claustrofobia

A claustrofobia é um distúrbio de ansiedade. Os sintomas geralmente aparecem durante a infância ou adolescência.

Estar ou pensar em estar em um espaço confinado pode desencadear medos de não ser capaz de respirar adequadamente, ficar sem oxigênio e se sentir incomodado em ser restringido.

Quando os níveis de ansiedade atingem um determinado nível, a pessoa pode começar a sentir:

  • Sudorese e arrepios
  • Ritmo cardíaco acelerado e hipertensão arterial
  • Tonturas, desmaios e vertigens
  • Boca seca
  • Ondas de calor
  • Tremendo ou tremendo e uma sensação de “borboletas” no estômago
  • Náusea
  • Dor de cabeça
  • Dormência
  • Uma sensação de asfixia
  • Aperto no peito, dor no peito e dificuldade em respirar
  • Um desejo de usar o banheiro
  • Confusão ou desorientação
  • Medo de dano ou doença
Dor de cabeça

Não são necessariamente os pequenos espaços que desencadeiam a ansiedade, mas o medo do que pode acontecer à pessoa se confinada a essa área. É por isso que a pessoa teme ficar sem oxigênio.

Exemplos de pequenos espaços que podem desencadear ansiedade são:

  • Elevadores ou vestiários nas lojas
  • Túneis, porões ou adegas
  • Trens e trens do metrô
  • Portas giratórias
  • Aviões
  • Banheiros públicos
  • Carros, especialmente aqueles com travamento central
  • Áreas lotadas
  • Lavagem automática de carros
  • Algumas instalações médicas, como scanners de ressonância magnética
  • Quartos pequenos, quartos trancados ou quartos com janelas que não abrem

Reações incluem:

  • Verificar as saídas e ficar perto delas ao entrar em um quarto
  • Sentindo-se ansioso quando todas as portas estão fechadas
  • Ficar perto da porta em uma festa lotada ou reunião
  • Evitar dirigir ou viajar como passageiro quando o trânsito estiver congestionado
  • Usando as escadas em vez do elevador, mesmo que seja difícil e desconfortável

A claustrofobia envolve o medo de ser restringido ou confinado a uma área, portanto, ter que esperar na fila de um caixa também pode causar isso em algumas pessoas.

Tratamento da Claustrofobia

Após um diagnóstico, o psicólogo pode recomendar uma ou mais das seguintes opções de tratamento.

  • Terapia comportamental cognitiva (TCC): O objetivo é treinar a mente do paciente de modo que ele não se sinta mais ameaçado pelos lugares que temem.
  • Pode envolver a exposição lenta do paciente a pequenos espaços e ajudá-los a lidar com o medo e a ansiedade.
  • Ter que enfrentar a situação que causa o medo pode impedir as pessoas de procurar tratamento.
  • Observando os outros: ver os outros interagirem com a fonte do medo pode tranquilizar o paciente.
  • Terapêutica medicamentosa: Os antidepressivos e relaxantes podem ajudar a controlar os sintomas, mas não resolverão o problema subjacente.
  • Exercícios de relaxamento e visualização: respirar fundo, meditar e fazer exercícios de relaxamento muscular podem ajudar a lidar com pensamentos negativos e ansiedade.
  • Medicina alternativa ou complementar: alguns suplementos e produtos naturais, por exemplo, óleo de lavanda ou um “remédio de resgate”, podem ajudar os pacientes a controlar o pânico e a ansiedade.
  • O tratamento geralmente dura cerca de 10 semanas, com sessões duas vezes por semana. Com o tratamento adequado, é possível superar a claustrofobia.

Dicas para lidar com a claustrofobia

Estratégias que podem ajudar as pessoas a lidar com a claustrofobia incluem:

  • Ficar parado se um ataque acontecer. Se estiver dirigindo, isso pode incluir passar para o lado da estrada e esperar até que os sintomas tenham passado.
  • Lembrando-se de que os pensamentos e sentimentos assustadores passarão
  • Tentando se concentrar em algo que não é ameaçador, por exemplo, o tempo passando ou outras pessoas
  • Respirando devagar e profundamente, contando até três em cada respiração
  • Desafiando o medo, lembrando-se de que não é real
  • Visualizando resultados e imagens positivos

Estratégias de longo prazo podem incluir ingressar em uma aula de ioga, elaborar um programa de exercícios ou reservar uma massagem de aromaterapia para ajudar a lidar com o estresse.

O que é Claustrofobia? Tem Cura?
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