O Açaí e Seus Benefícios à Saúde

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Semelhante a um cruzamento entre uma uva e um mirtilo, o açaí é o fruto do açaizeiro e apresenta coloração roxa. O açaizeiro, por sua vez, é um tipo de palmeira esbelta encontrada ao redor da bacia do rio Amazonas da América do Sul. As bagas de açaí também são bastante perecíveis, mas têm atributos nutricionais significativos quando consumidas frescas.

Usos tradicionais como açaí incluem tratamento para diarreia, infecções parasitárias, hemorragias e úlceras. Como um alimento, a polpa de açaí no cinturão tribal da Amazônia é muitas vezes misturada com a mandioca vegetal amilácea e comida como mingau.

O sabor é muitas vezes descrito como uma reminiscência de frutos silvestres e chocolate. É encontrado em grandes supermercados e lojas de alimentos saudáveis ​​em todo o mundo, geralmente como um suco ou chá em vez de fresco, simplesmente porque tirar os frutos do açaí da Amazônia com os nutrientes ainda intactos é um processo complicado.

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Outros usos para a baga de açaí incluem coloração alimentar natural, cosméticos, anti-envelhecimento para pele, shampoos e condicionadores, e também em suplementos alimentares. Produtos à base de açaí têm sido amplamente procurados como tendo significativo potencial de perda de peso, mas nesse ponto, cientificamente falando, ainda não há provas concretas.

O Açaí e Seus Benefícios à Saúde

Esta pequena fruta cheia de atributos inclui um alto nível de atividade antioxidante semelhante ao oxicoco, mas mais do que o que foi encontrado em amoras e morangos . Os valores de capacidade de absorção radical de oxigênio (ORAC) que medem o poder antioxidante da polpa de açaí / pó de pele têm o valor ORAC mais alto entre frutas e vegetais, ou 10 vezes mais antioxidantes do que as uvas vermelhas.

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As bagas de açaí são baixas em açúcar, mas contêm quantidades excelentes de ferro, de cálcio, de fibra e de vitamina A. Igualmente contêm compostos do antocianina, tais como o resveratrol e o ácido ferúlico, que não somente dão a cor distinta às frutas e vegetais, como fornecem flavonoides para defender o organismo contra os radicais livres nocivos. Na verdade, o açaí contém 10 a 30 vezes mais antocianina do que o vinho tinto. Ácidos graxos benéficos, como o ácido oleico, um dos mesmos óleos encontrados no azeite, são outro ponto forte, e níveis saudáveis ​​de fibra dietética mantêm o funcionamento do sistema suavemente.

As propriedades contidas no açaí podem ajudar a prevenir problemas de saúde, tais como a artrite , inflamação, obesidade, disfunção erétil, doenças neurológicas e alergias. Estudos de laboratório mostraram que o açaí tem efeitos positivos sobre doenças associadas ao estresse oxidativo, doenças cardíacas e câncer.

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O açaí deve ser consumido com moderação, porque ele ainda contêm açúcar, mesmo se em níveis mais baixos do que outras frutas. Lembre-se, a frutose pode ser prejudicial para a sua saúde em quantidades excessivas.

Estudos Sobre o Açaí

Um estudo publicado em meados de 2011 relatou que a baga de açaí não só oferece benefícios potenciais para a saúde devido às suas capacidades de eliminação de antioxidantes, mas também suprime a atividade biológica que degradaria a integridade celular.

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A pesquisa publicada em setembro de 2012 relatou os efeitos da polpa de baga de açaí no câncer de bexiga urotelial quimicamente induzida em camundongos, e a incidência e multiplicidade de carcinoma de células de transição (TCC). Após 10 semanas de tratamento, o tratamento de polpa de açaí foi provador ser capaz de reduzir a incidência de TCC, multiplicidade e proliferação de células tumorais, bem como reduzir significativamente danos ao DNA. Os autores do estudo relataram que o tratamento positivo da polpa de açaí foi provavelmente devido às habilidades antioxidantes do fruto.

O objetivo de outro estudo foi avaliar como o açaí afetou os riscos de distúrbio metabólico. Ele envolveu 10 adultos com excesso de peso que tomavam 100 gramas de polpa de açaí duas vezes por dia durante um mês. Antes do estudo, a glicemia, pressão arterial, colesterol, triglicérides e outros biomarcadores de cada indivíduo foram medidos.

No final do estudo de 30 dias, os pesquisadores encontraram reduções na glicemia de jejum, nos níveis de insulina e no colesterol total. Contudo, não houve efeito na pressão sanguínea. Os cientistas concluíram que a polpa do açaí reduziu os níveis de marcadores de doenças metabólicas selecionados nos indivíduos com excesso de peso, indicando que mais estudos, incluindo aqueles sobre as doenças cardíacas e / ou diabetes tipo 2 , são garantidos.

Receita de Smoothie de Açaí Saudável

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1 ½ xícaras de leite de amêndoas sem açúcar

1½ banana

1 xícara de mirtilos congelados

1 xícara de morangos congelados

1 pacote de smoothie congelado de açaí oyu= 1 xícara de suco de açaí

¾ a 1 xícara de gelo

Esta receita usa açaí em seu estado natural, sem adição de açúcar. Coloque todos os ingredientes em um liquidificador, processe e divirta-se! Esta receita serve duas pessoas. (Nota: Se você usar o suco, corte o leite de amêndoa até ½ xícara).

Curiosidades Sobre o Açaí

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O açaí, um alimento de base alimentar para as pessoas nas regiões da floresta amazônica, foi colhido da mesma forma por séculos. As palmeiras de 60 a 80 pés são escaladas por trabalhadores que cortam os ramos, e depois deslizam de volta pelos troncos suaves e esbeltos para o chão.

Pelo fato das bagas do açaí serem tão baixas no açúcar e no ácido, que protege a maioria das frutas, elas devem ser escolhidas, processadas, pasteurizadas e congeladas rapidamente antes de serem transportadas da Amazônia para as demais regiões. Se não for processado, o açaí se oxidará, ficará castanho e perderá seus nutrientes benéficos.

Resumo

Até há mais ou menos uma década as bagas de açaí eram inéditas para qualquer pessoa fora das regiões amazônicas. Graças à internet, entretanto, o açaí se tornou o novo superalimento promissor na capacidade de perda de peso de uma forma incrível Mas, então, os relatórios começaram a lançar sérias dúvidas sobre essas alegações, especialmente devido ao surgimento de numerosos (e caros) suplementos à base de açaí em diversas dietas que inundaram a internet.

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Por causa de tantos relatórios conflitantes, estudos universitários e clínicos foram instigados para chegar ao fundo da controvérsia sobre o que esta pequena baga sul-americana realmente oferece nutricionalmente. O resultado é que, assim como quase todos os outros alimentos à base de plantas, as bagas de açaí também contêm muitos compostos benéficos, como poderosos antioxidantes, fibras, gorduras monoinsaturadas, ferro, cálcio, fibra, vitamina A e antocianinas, fazendo com que o açaí e seus benefícios à saúde sejam conhecidos por todos nós.

 

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