Correria, filas quilométricas, trânsito interminável e longas jornadas de trabalho. Esse é o cotidiano padrão do século XXI pelo qual todos nós passamos. Nossas vidas se tornaram tão aceleradas que acabamos por fazer tudo, menos cuidar de nós mesmos. De nossa saúde e principalmente de nossa alimentação.

Hoje em dia o tempo é tão escasso que mal paramos para pensar na qualidade nutricional dos alimentos que ingerimos. Sinceramente, nós temos tão pouco tempo que apelamos para os lanches rápidos, salgados e pizzas, mas como tudo na vida, isso carrega consigo uma consequência, e não é das melhores.

Obviamente a indústria de alimentos nem toca neste assunto, apelando para a linha de raciocínio de que “alimentos são alimentos, sejam eles industrializados ou não”, mas estamos aqui para desmentir isso, e mostrar o quão mal os alimentos industrializados podem fazer à saúde. Abaixo está uma lista relativamente curta, mas bastante direta, para mostrar isso.

  1. Os alimentos industrializados/processados ​​são altos em açúcar e / ou xarope de milho de alta frutose

Isso não é apenas uma questão de “calorias vazias”, fazendo com que você ganhe peso sem obter nutrição adequada. O excesso de consumo de açúcar está relacionado à resistência à insulina, triglicerídeos altos, doenças cardíacas, diabetes, obesidade e câncer.

Frutose refinada, tipicamente em alguma forma de xarope de milho, agora é encontrada em praticamente todos os alimentos processados ​​que você pode pensar, e a frutose na verdade “programa” seu corpo para consumir mais calorias e armazenar gordura.

A frutose é principalmente metabolizada pelo seu fígado, porque seu fígado é o único órgão que possui o transportador para isso. Uma vez que toda a frutose é transportada para o seu fígado e, se você come uma dieta típica do estilo ocidental, você consome grandes quantidades, a frutose acaba taxando e danificando seu fígado do mesmo modo que o álcool e outras toxinas.

E, assim como o álcool, a frutose é metabolizada diretamente na gordura – ela é armazenada em suas células de gordura, o que pode levar à doença mitocondrial, obesidade e doenças relacionadas à obesidade, especialmente se você é resistente à insulina ou à leptina.

Quanto mais frutose ou HFCS contém um alimento, e a frutose mais total que você consome, pior é para sua saúde. Como recomendação padrão, aconselho a manter o seu consumo TOTAL de frutose abaixo de 25 gramas por dia.

Para a maioria das pessoas, também seria aconselhável limitar sua frutose de fruta a 15 gramas ou menos, já que você está praticamente garantido para consumir fontes “escondidas” de frutose se você beber bebidas que não sejam água e comer alimentos processados.

É importante perceber que o açúcar adicionado (tipicamente sob a forma de xarope de milho de alta frutose) não se limita a lanches ou doces; Também é comum em alimentos processados ​​salgados.

Por exemplo, a maioria dos molhos de espagueti da Prego tem uma característica comum, e isso é açúcar – é o segundo maior ingrediente, logo após o tomate. Uma meia xícara de Prego tradicional contém o equivalente a mais de duas colheres de chá de açúcar!

  1. Os alimentos industrializados/processados ​​são projetados para fazer você comer demais

Seu corpo é projetado para regular naturalmente o quanto você come e a energia que você queima. Mas os fabricantes de alimentos descobriram como superar esses reguladores intrínsecos, projetando alimentos processados ​​que são projetados por “hiper-gratificante”.

De acordo com a “hipótese de recompensa alimentar da obesidade”, os alimentos processados ​​estimulam uma resposta de recompensa tão forte em nossos cérebros que torna-se muito fácil comer demais. Um dos princípios orientadores para a indústria de alimentos processados ​​é conhecido como “saciedade sensorial-específica”.

O repórter investigativo Michael Moss descreve isso como “a tendência de sabores grandes e distintos para dominar seu cérebro”. Os maiores sucessos, sejam bebidas ou alimentos, devem sua “necessidade” a fórmulas complexas que provocam o seu paladar apenas o suficiente, sem sobrecarregar-los, superando a inclinação do seu cérebro a dizer “o suficiente”.

Ao todo, as batatas fritas estão entre as mais juntas do mercado, contendo todos os três ingredientes que induzem a felicidade: açúcar (da batata), sal e gordura.

  1. Você pode se tornar viciado em alimentos industrializados/processados

Viciado em junk food? Sim, este é um fenômeno real que é apoiado pela ciência. Processamento modifica ou remove componentes importantes de alimentos, como fibra, água e nutrientes, alterando a forma como são digeridos e assimilados em seu corpo.

Ao contrário dos alimentos integrais, que contêm uma mistura de carboidratos, gorduras, proteínas, fibras e água para ajudá-lo a se sentir satisfeito, os alimentos processados ​​estimulam a dopamina, um neurotransmissor bem-humorado, o que faz você se sentir bem mesmo que os alimentos não tenham nutrientes e fibras. Esta estimulação artificial da dopamina pode levar a enxertos excessivos de alimentos e, em última análise, a dependência alimentar.

No ano passado, os biscoitos Oreo foram tão viciantes quanto a cocaína ou a morfina, com Oreos ativando mais neurônios nos centros de prazer dos cérebros de ratos do que a exposição a drogas ilícitas. As batatas fritas, no entanto, estão entre os mais viciantes no mercado, contendo três ingredientes indulgentes: açúcar (da batata), sal e gordura.

  1. Alimentos industrializados/processados ​​são tipicamente elevados em carboidratos refinados

Os carboidratos refinados, como cereais de café da manhã, bagels, waffles, pretzels e a maioria dos outros alimentos processados ​​rapidamente se dividem em açúcar no seu corpo. Isso aumenta seus níveis de insulina e leptina e contribui para a resistência à insulina, que é o principal fator subjacente de quase todas as doenças crônicas e condições conhecidas pelo homem, incluindo ganho de peso.

NÃO se deixe enganar por rótulos como “grãos inteiros” que geralmente são rebocados em pacotes de alimentos processados, incluindo cereais matinais. Estes são geralmente grãos integrais que foram pulverizados em farinha muito fina e são tão prejudiciais quanto os seus homólogos refinados “.

  1. A maioria dos alimentos industrializados/processados ​​é baixa em nutrientes

Os alimentos processados ​​muitas vezes têm a verdadeira nutrição processada logo depois, às vezes adicionadas de volta na forma de vitaminas e minerais sintéticos. Esses sintéticos não enganam seu corpo, no entanto, e não fornecerão toda a nutrição sinérgica que comendo alimentos inteiros.

Além disso, não há como um laboratório pode “adicionar de volta” em todos os milhares de fitoquímicos e rastrear nutrientes encontrados em alimentos integrais. A ciência nem começou a descobrir todos eles. A melhor maneira de garantir que seu corpo obtenha os benefícios de todas as vitaminas, minerais, antioxidantes e mais que a natureza tem para oferecer é comer alimentos inteiros e não processados.

  1. Alimentos industrializados/processados ​​são tipicamente baixos em fibra

As diretrizes de saúde pública da US Food and Drug Administration (FDA) recomendam que os americanos comam entre 20 e 30 gramas de fibra por dia, mas a maioria dos adultos nem come metade disso. Isso não é surpreendente, uma vez que a fibra refere-se à porção indigestível de alimentos vegetais, e na dieta americana padrão, amplamente refinada, as fibras saudáveis ​​são muitas vezes processadas imediatamente. A menos que você coma regularmente frutas e vegetais, nozes e sementes, você pode estar perdendo as formas mais saudáveis ​​de fibra disponíveis.

  1. Requer menos energia e tempo para digerir alimentos industrializados/processados

“Fugir a densidade de calorias” é um termo usado para descrever alimentos processados ​​que derretem na boca, o que tem o efeito de fazer seu cérebro pensar que não contém calorias. Resultado final – você continua comendo. Cheetos é um desses exemplos.

Não só você pode comer estes alimentos processados ​​mais rapidamente (pense na diferença entre mastigar uma batata ou um pedaço de brócolis), mas também leva menos energia para digeri-los. Em um estudo, levou voluntários duas vezes mais calorias para digerir uma refeição não processada em comparação com uma processada. Aqueles que comem regularmente alimentos processados ​​podem reduzir a quantidade de calorias que queimam ao longo do dia por causa disso.

  1. Alimentos industrializados/processados ​​são frequentemente elevados em gorduras trans e em óleos vegetais processados

As gorduras trans sintéticas são comuns em alimentos que contêm óleo vegetal parcialmente hidrogenado, como biscoitos, batatas fritas, a maioria dos produtos cozidos em loja e qualquer comida frita, apenas para citar alguns exemplos. As gorduras trans sintéticas são conhecidas por promover a inflamação, que é uma característica da maioria das doenças crônicas e / ou graves.

A maioria também contém grandes quantidades de gorduras ômega-6 sob a forma de óleos vegetais processados. Essas gorduras poliinsaturadas (PUFAs) tendem a estimular processos inflamatórios em seu corpo e são muito quimicamente instáveis ​​e propensas a oxidação. Consumir essas gorduras oxidadas em excesso tem sido associada a todos os tipos de problemas de saúde, como aterosclerose e doença cardíaca.

Consumir Alimentos Industrializados em Excesso Pode ser Extremamente Prejudicial
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