Castanha do Pará e seus Benefícios: Para que Servem suas Propriedades

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Você está querendo aumentar os níveis de selênio e promover a atividade antioxidante no organismo? Saiba fatos de nutrição sobre a Castanha do Pará e como este superalimento pode ajudar a promover a boa saúde.

Castanha do Pará contém uma quantidade significativa de selênio, um elemento de rastreamento que o seu corpo precisa para funcionar corretamente. O selênio age como um antioxidante, o que significa que ele protege suas células de danos causados ​​pela exposição a toxinas e outras substâncias nocivas. Em 2008, pesquisadores da Nova Zelândia tentaram determinar se comer Castanha do Pará pode aumentar os níveis plasmáticos de selênio.

Alguns participantes do estudo comeram duas unidades da Castanha do Pará por dia durante doze semanas. Os pesquisadores pediram a outros participantes que tomassem um suplemento de 100 microgramas de selênio ou um placebo diariamente. A concentração plasmática de selênio aumentou em 64,2 por cento nas pessoas que comiam Castanha do Pará e em 61 por cento nas pessoas que tomaram um suplemento de selênio. A Castanha do Pará também ajudou a aumentar a atividade de substâncias que atuam como antioxidantes no corpo humano. Os efeitos antioxidantes da Castanha do Pará são o que a torna um superalimento.

Benefícios da Castanha do Pará para a Saúde

Os nutrientes encontrados na Castanha do Pará torna-a uma potência nutricional capaz de ajudá-lo a proteger seu corpo contra doenças graves. Esta castanha é uma boa fonte de proteína e contém vários aminoácidos com funções importantes. Um desses aminoácidos é a arginina. Seu corpo converte arginina em óxido nítrico, que dilata os vasos sanguíneos e evita que o sangue coagule. A Castanha do Pará também é uma boa fonte de fibra, com 2,5 g de fibra em uma porção de um quarto de xícara. A fibra mantém seu sistema digestivo saudável e desempenha um papel na prevenção de doenças cardíacas. Comer Castanha do Pará como parte de uma dieta equilibrada também pode ajudá-lo a controlar o seu nível de colesterol. Pesquisadores do Brasil descobriram que comer três a cinco unidades por dia reduziu o colesterol total e o colesterol LDL, conhecido também como colesterol “ruim”, em jovens obesos.

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Castanha do Pará e Nutrição para Ossos, Cabelos e Pele

Ao discutir o valor nutricional da Castanha do Pará, você não deve ignorar os benefícios deste alimento para os seus ossos, cabelos e pele. A Castanha do Pará contém cálcio, que é essencial para a construção de ossos e dentes fortes. Ela também contém magnésio, outro mineral que seu corpo precisa para a saúde óssea. O zinco encontrado nas Castanhas do Pará é especialmente útil para o seu cabelo e pele. Se você não recebe zinco suficiente, você pode desenvolver acne, psoríase, dermatite ou outros problemas de pele. A deficiência de zinco também tem sido associada ao hipotireoidismo, que pode causar perda de cabelo grave. É recomendado o consumo de uma ou duas Castanhas do Pará por dia, uma vez que ela é um superalimento que lhe dará a energia que você precisa para lidar com um a rotina acelerada. Faça da nutrição da Castanha do Pará uma prioridade, de modo que você não experimente os efeitos secundários indesejáveis ​​da deficiência mineral.

Fatos Nutricionais da Castanha do Pará

Se você olhar para os dados nutricionais da Castanha do Pará, você vai notar que ela é fonte de diversos nutrientes importantes. Uma porção de um quarto de xícara tem 218 calorias, 4,8 g de proteína, 4 g de carboidrato e 22 g de gordura. Além do selênio, a Castanha do Pará contém ferro, cálcio, magnésio, potássio e sódio. Ela também contém pequenas quantidades de vitaminas, como tiamina, niacina, riboflavina e vitamina B6. Embora a castanha seja rica em gordura e calorias, vários estudos têm demonstrado que comer Castanha do Pará ajuda com o controle de peso. O alimento também não está associado a um índice de massa corporal mais elevado, mesmo que ele seja rico em energia. Se você quiser desfrutar da nutrição que a Castanha do Pará proporciona sem ganhar peso, não se esqueça de comer as castanhas cruas ao invés de misturá-las com outros alimentos de alta gordura e alto teor calórico.

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Como Escolher e Armazenar a Castanha do Pará

Se possível, compre Castanha do Pará quando ela ainda está com a casca. Agite cada castanha antes colocá-la na sacola de compras. Se a castanha chacoalhar no interior é provável que ela seja bastante pequena. Evite estas castanhas em favor daquelas que não chacoalham. Se você tem que comprar a Castanha do Pará sem casca, verifique cada unidade com cuidado. Evite também as descoradas ou enrugadas. Não compre castanhas com um cheiro de mofo, porque este odor indica a presença de mofo. Por quanto tempo as Castanhas do Pará duram depende de como você as armazena. Se você mantê-las em sua despensa, elas vão durar de duas a quatro semanas. Castanhas refrigeradas são seguras por até nove meses. Se você congelar sua Castanha do Pará, ela pode durar até um ano. Armazene suas castanhas um lugar fresco e seco longe da umidade e luz solar direta.

Maneiras de Apreciar a Castanha do Pará

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Existem várias maneiras de aproveitar os benefícios da Castanha do Pará. Coloque várias castanhas em um saco para um lanche nutritivo que você pode comer em qualquer lugar. Misture estas castanhas com nozes, cajus e amêndoas para criar uma mistura nutritiva. Combine a Castanha do Pará com uma banana ou uma laranja para uma grande dose de selênio e potássio em um lanche. Assim como algumas pessoas usam cocos para fazer leite e  óleo de coco, há pessoas usam a Castanha do Pará para fazer leite e manteiga. Para fazer três xícaras de leite, combine  uma xícara de Castanha do Pará, quatro tâmaras, quatro xícaras de água, uma colher de chá de extrato de baunilha e uma pitada de sal marinho. Misture todos os ingredientes até que a mistura fique suave. Use o leite em smoothies, ou despeje sobre uma tigela de aveia morna. Faça manteiga, colocando quatro a seis onças de nozes em seu processador de alimentos e deixá-lo funcionar por aproximadamente dez minutos. Use a manteiga em vegetais crus, bananas, torradas e outros alimentos.

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