fobia social

A fobia social é um tipo de transtorno de ansiedade. As pessoas que têm fobia social experimentam ansiedade extrema e persistente associada a situações sociais ou de desempenho. Uma pessoa com fobia social experimenta ansiedade em situações em que é provável que sejam examinadas e observadas por outros. Eles podem ter medos persistentes sobre serem julgados, criticados, ridiculizados ou humilhados.

A maioria das pessoas se sente tímida ou nervosa em determinadas situações sociais. Falar em público ou entrar em uma sala de estranhos pode causar ansiedade em muitas pessoas. No entanto, esse tipo de apreensão comum não indica uma fobia social. Para pessoas com fobia social, situações sociais provocam sentimentos que se estendem além da simples ansiedade ou nervosismo.

Uma fobia social ocorre para uma pessoa quando:

  • existe um medo persistente de uma ou mais situações sociais ou de desempenho em que são expostas a pessoas desconhecidas ou a possíveis exames por outros. A pessoa teme que eles atuem de uma maneira que seja embaraçosa e humilhante
  • As situações temidas são evitadas ou sofridas com intensa ansiedade e angústia
  • uma pessoa percebe que a ansiedade social é excessiva e irracional, mas sente que são incapazes de mudar ou controlar os sentimentos ou comportamentos
  • interfere significativamente com a vida cotidiana, incluindo o trabalho, a educação, a vida familiar e social
  • O medo ou a evasão não é devido a uma condição médica geral ou aos efeitos fisiológicos de uma substância (como drogas ou medicamentos).


Estima-se que cerca de três por cento da população australiana experimente fobia social em qualquer ano. Até 13% da população pode desenvolver fobia social durante a vida. Homens e mulheres são igualmente afetados, embora um número maior de homens procure tratamento.

Em muitos casos, a fobia social começa com a timidez na infância e progride durante a adolescência. O início da fobia social geralmente ocorre em torno de 11 a 15 anos. A fobia social também é conhecida como transtorno de ansiedade social.

Quais são os Sintomas da Fobia Social?

Quando expostos a uma situação social temida, uma pessoa com fobia social pode experimentar sintomas de extrema ansiedade, incluindo:

  • tremedeira
  • sentindo como se não tivesse nada a dizer
  • ritmo cardíaco acelerado
  • respiração rasa e rápida
  • Palmas suadas
  • náusea
  • músculos tensos
  • garganta seca
  • dor de estômago
  • Sentimento fraco ou leve
  • sentimentos de auto-dúvida e incerteza
  • pensamentos negativos como “eu estou fazendo um tolo de mim mesmo”
  • dificuldade em se concentrar em outras coisas além de sensações físicas de ansiedade, feedback negativo de outros e pensamentos negativos
  • um desejo irresistível de fugir da situação
  • a percepção de que esses sentimentos são irracionais e desproporcionais.

Situações Sociais Temidas

Algumas pessoas com fobia social temem e evitam situações específicas (como falar em público), enquanto outras podem sentir ansiedade generalizada em várias situações sociais (fobia social generalizada). Uma pessoa com fobia social pode temer (e tentar evitar) uma série de situações, incluindo:

  • multidões e festas
  • falar em público
  • começar ou ter uma conversa
  • conversar com um grande grupo
  • expressar opiniões
  • conhecer alguém novo, apertar as mãos
  • namorar
  • usanr banheiros públicos
  • fazer compras
  • conversar com alguém que esteja em posição de antiguidade ou autoridade
  • ser observado enquanto faz algo, como comer, assinar papéis ou falar ao telefone
  • situações que os colocam em destaque, como festas para celebrar seu próprio aniversário.

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Medos Subjacentes

Alguns dos medos comumente despertados por situações sociais podem incluir:

  • ter a preocupação de que outros notem seus sintomas físicos de ansiedade, como corar, suar e balbuciar
  • medo de parecer estúpido, bobo ou ridículo
  • medo de parecer calmo, chato e desinteressante para os outros
  • medo de ser julgado como socialmente inadequado.

Quais são as Complicações da Fobia Social Mais Comuns?

Se não for tratada, a fobia social pode afetar severamente a qualidade de vida. Algumas das complicações comuns podem incluir:

  • usando álcool para lidar com ansiedade durante eventos sociais
  • abuso de álcool
  • Uso indevido de medicamentos prescritos e não prescritos
  • dificuldade em formar e manter relacionamentos
  • educação restrita ou oportunidades de emprego
  • depressão
  • pensamentos suicidas
  • isolamento da família, pares e comunidade
  • relutância em sair da casa.

tratamentos para fobia social

Quais são os Tratamentos Para Fobia Social?

A recuperação da fobia social é possível com o tratamento adequado. Dependendo do indivíduo, as opções de tratamento podem incluir:

  • Terapia comportamental cognitiva (CBT)
  • técnicas de gestão da ansiedade
  • treinamento em habilidades sociais
  • medicação.

Terapia de Comportamento Cognitivo (CBT)

A terapia de comportamento cognitivo visa ajudar as pessoas a mudar a maneira como pensam, sentem e se comportam em situações sociais. Essas técnicas podem ajudar as pessoas a enfrentar seus medos. Com o tempo, as pessoas percebem que é improvável que os outros julguem com dureza – e mesmo que aconteça, eles percebem que não é uma grande tragédia. Eles também aprenderão que podem exercer algum controle e escolha sobre seus pensamentos e sentimentos.

O tratamento com TCC pode incluir:

  • educação sobre a natureza da ansiedade social
  • desafiando e alterando pensamentos e crenças falsas ou distorcidas
  • exposição gradual a situações temidas
  • treinamento de atenção.

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Técnicas de Gestão de Ansiedade

Treinamento para relaxamento e técnicas de respiração podem ajudar uma pessoa a gerenciar seus sintomas de ansiedade. Alguns sintomas de ansiedade física podem ser desencadeados por hiperventilação (overbreathing). Tomar respirações lentas e profundas do abdômen – em vez de respirações rápidas e superficiais do peito – podem reduzir sentimentos ansiosos.

As técnicas de relaxamento incluem:

  • relaxamento muscular progressivo
  • atenção plena
  • meditação
  • visualização
  • Exercícios de relaxamento isométrico.

Treinamento de Habilidades Sociais

Algumas pessoas que sofreu com fobia social durante muitos anos podem desenvolver hábitos que dificultam a adoção de medidas para a recuperação. Por exemplo, eles podem:

  • é difícil fazer ou manter contato visual
  • use um discurso suave ou hesitante
  • exibir linguagem corporal fechada
  • tem expressões faciais rígidas
  • precisa de um grande espaço pessoal
  • tem dificuldade em ouvir ou manter uma conversa em andamento.

Os métodos de treinamento de habilidades sociais incluem a modelagem do comportamento apropriado, o role-playing e, em seguida, a prática em situações da vida real.

Medicação

Alguns medicamentos, como inibidores seletivos de reabsorção de serotonina (ISRS), podem ajudar se a pessoa também sofre de depressão. No curto prazo, drogas como betabloqueadores podem ser usadas para ajudar a gerenciar alguns dos sintomas da ansiedade.

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