Poucos de nós estão sob a ilusão de que as batatas fritas – ou qualquer alimento frito – são boas para nós. Mas comê-los realmente encurtar nossa vida?

Embora a conexão entre comer alimentos fritos e obesidade e doenças cardíacas seja bem conhecida, um estudo publicado no início deste mês é o primeiro a relacionar o consumo de batatas fritas em risco de morte.

O estudo descobriu que as pessoas que comiam batatas fritas (incluindo batatas fritas, batatas fritas e batatas fritas) mais de duas vezes por semana eram mais propensas a morrer mais cedo do que aquelas que comiam batatas fritas com menos frequência.

O relatório incluiu 4.440 pessoas, com idades entre 45 e 79 anos, que participaram de um estudo que analisou formas de prevenir e tratar a osteoartrite do joelho. Os pesquisadores acompanharam os participantes durante um período de 8 anos e perguntaram sobre sua dieta – incluindo a quantidade de batatas fritas e não-fritas que comiam.

O autor do estudo Nicola Veronese, MD, disse que eles se concentraram em batatas, porque a ligação entre comê-los e risco de morte não havia sido estudada antes. Alguns estudos descobriram que as batatas aumentam as chances de ter doenças cardíacas e outras condições médicas, diz Veronese, pesquisador do Instituto de Pesquisa Clínica e Educação em Medicina, em Padova, na Itália.

Depois de 8 anos, a chance de morte prematura era duas vezes mais alta no grupo que comia batatas fritas mais de 2 vezes por semana. E as batatas fritas podem ter contribuído para o fim prematuro dos participantes?

As pessoas que comem mais batatas têm uma incidência maior de condições médicas que podem aumentar o risco de morte. Além disso, as batatas são fritas em óleos insalubres ricos em gorduras trans. Finalmente, as altas quantidades de sal usadas aumentam ainda mais o risco de morte.

Antes de jogar fora batatas fritas para sempre, aqui estão algumas coisas a considerar. Primeiro, o estudo não determinou exatamente como os participantes do estudo morreram. “Essas mortes podem não ter nada a ver com dieta. Eles poderiam ter sido atropelados por um carro ”, diz Ken Lee, PhD, professor do departamento de ciência e tecnologia de alimentos do Centro de Inovação em Alimentos da Universidade Estadual de Ohio.

Segundo, dependia da memória dos participantes do que eles comiam. “Essa é uma das formas menos confiáveis ​​de estudos de dieta”, diz Lee.

Os pesquisadores também não provaram que as batatas fritas causaram uma morte prematura. “Nós não sabemos o que outras coisas em sua dieta e estilo de vida podem ter contribuído para a sua morte”, diz Lisa Sasson, um professor assistente clínico de nutrição no Departamento de Nutrição e Estudos Alimentares da NYU.

Ela acrescenta que, a menos que um alimento seja venenoso ou contaminado com bactérias, não é provável que ele mate você sozinho. “Essa é uma maneira muito simplista de olhar para isso.”

Riscos dos Alimentos Fritos à Saúde

Isso não significa que você deva comer qualquer coisa frita. Alimentos fritos são ricos em gordura, calorias e muitas vezes sal. Alguns estudos, incluindo um publicado em 2014, ligaram os alimentos fritos a sérios problemas de saúde como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

“Os alimentos fritos podem influenciar o risco dessas doenças por meio de vários fatores-chave de risco: obesidade , pressão alta e colesterol alto “, diz a autora principal Leah Cahill, PhD, professora assistente da Universidade Dalhousie, no Canadá. “Sabe-se que o processo de fritura altera a qualidade e aumenta o conteúdo calórico dos alimentos.”

Saúde

Alimentos fritos servidos em restaurantes fast-food são frequentemente cozidos em óleos hidrogenados, que são ricos em gorduras trans. Muitos restaurantes usam esses óleos porque eles dão comida sabor e crunch satisfatória. Mas eles não são bons para você. As gorduras trans aumentam os níveis de colesterol ruim ( LDL ), baixam os níveis de colesterol bom (HDL) e aumentam sua chance de ter doenças cardíacas.

O óleo hidrogenado é especialmente nocivo quando é reutilizado, o que os restaurantes costumam fazer. Os óleos quebram a cada fritura, o que muda sua composição e faz com que mais óleo seja absorvido pela comida, diz Cahill. Essas mudanças aumentam ainda mais suas chances de ter colesterol alto e pressão alta.

A proibição do FDA às gorduras trans, que tem efeito total em 2018, não necessariamente torna os alimentos fritos mais saudáveis, diz Cahill. Muitos restaurantes já mudaram para outros óleos antes da proibição.

“A proibição da gordura trans vai tornar os alimentos fritos teoricamente mais seguros, mas os restaurantes ainda poderão usar óleos não saudáveis, incluindo óleos que foram reutilizados muito. Será importante monitorar os efeitos a longo prazo para a saúde dos novos óleos usados ​​”.

Adicione Sasson: “Comer alimentos fritos (fritos) não é uma escolha saudável. Alimentos fritos adicionam muitas calorias aos alimentos e não oferecem nutrientes saudáveis ​​”.

A conexão acrilamida

Outra preocupação com os alimentos fritos é a acrilamida, uma substância química que se forma em alimentos cozidos em altas temperaturas, como alimentos fritos e assados. Acrilamida tem sido demonstrado em estudos com animais para causar câncer.

Quando o alimento é cozido em fogo muito alto, um aminoácido – asparagina – no alimento reage com açúcares para produzir acrilamida. Este produto químico pode se formar em muitos alimentos fritos, mas é especialmente comum em batatas, que são ricas em açúcares, como frutose e glicose.

Quanto você frita a comida também é importante. “Quanto mais escura a comida, mais acrilamida existe”, diz Lee, que estava no Comitê Consultivo de Alimentos da FDA avaliando a segurança da acrilamida. “Um chip de batata escura, batata frita escura ou frango frito mais escuro teria mais.”

Se você é saudável, comer quantidades moderadas de alimentos fritos contendo acrilamida provavelmente não é perigoso, diz ele. Mas se você tem uma história familiar de câncer, “Você precisa estar consciente de quantos alimentos fritos você come”.

Alternativas mais seguras de fritura e fritura

Se você for comer alimentos fritos, faça-os você mesmo em casa, onde você pode controlar o tipo de óleo que você usa. “Óleos líquidos são as opções mais saudáveis, porque contêm grandes quantidades de ‘gorduras saudáveis’ – gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas”, diz Cahill. Óleos de oliva, soja e canola são boas escolhas. Estes óleos também são ricos em ácidos graxos ômega-3 saudáveis ​​para o coração.

Nunca reutilize óleo quando você fritar. Comece com um novo lote de cada vez. E quando terminar de fritar, use toalhas de papel para absorver o excesso de óleo.

Para reduzir os níveis de acrilamida, não deixe seus alimentos ficarem muito marrons. Outro truque é guardar as batatas à temperatura ambiente, não na geladeira. 

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