Vitamina B12: Benefícios e Alimentos que a Contém

A vitamina B12 é uma importante substância que contribui para a manutenção do metabolismo do sistema nervoso, bem como para que as células vermelhas do sangue permaneçam saudáveis. Esta vitamina também ajuda a reduzir o risco de danos ao DNA, fator bastante positivo para os nossos músculos.

Especialmente saudável e benéfica para os idosos por prevenir o encolhimento cerebral, a vitamina B12 ainda ajuda a prevenir a anemia perniciosa, ou anemia megaloblástica. A seguir, confira outros benefícios garantidos pela vitamina B12:

Desenvolve e mantém as funções do sistema nervoso central: a vitamina B12 é essencial para que as funções do nossos sistema nervoso se desenvolvam e sejam mantidas de forma saudável. A deficiência de vitamina 12 faz com que a mielina que recobre e protege os nervos sofra um desgaste (desmielinização), atingindo tanto os neurônios dos nervos periféricos, como aqueles que compõe a substância branca do nosso cérebro.

Complexo B

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Protege o DNA: segundo uma pesquisa que o Linus Pauling Institute of Oregon State University (EUA) realizou, ingerir vitamina B12 reduz os riscos de ocorrer quebra nos cromossomos, fato que danifica o DNA e um dos fatores de risco de câncer.

Ajuda a prevenir a anemia megaloblástica: as características da anemia megaloblástica são imaturidade das hemácias, tamanho anormal, diminuição dos leucócitos e das plaquetas. Uma vez que a vitamina B12 contribui para a formação, maturação e integridade das hemácias, ela contribui para que a gente se previna da anemia megaloblástica.

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Benéfica para os idosos: a vitamina B12 é boa para os idosos por ser essencial que as funções do sistema nervoso se desenvolvam e se mantenham saudáveis. O Departamento de Fisiologia, Anatomia e Genética da Universidade de Oxford realizou um estudo cujos resultados apontaram que os idosos que fizeram uso de suplementação de vitaminas B6, B12 e ácido fólico apresentaram um encolhimento cerebral menor ao longo do período do estudo, que durou dois anos.

Benéfica para os músculos: segundo algumas pesquisas, a vitamina B12 contribui para a regeneração muscular, além de manter as nossas reservas de energia, já que ela interfere no processo de síntese de creatina, proteína fundamental para que o nível de massa muscular se mantenha adequado.

Ajuda na prevenção da depressão: O The American Journal of Psychiatry publicou uma pesquisa cujos resultados apontaram que a vitamina B12, quando em boas quantidades, contribui para que o risco do indivíduo sofrer de depressão diminua.

Deficiência de Vitamina B12

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Uma série de problemas pode vir a surgir quando nosso organismo se encontra deficiente de vitamina B12, já que a ausência desta vitamina provoca lesões que são irreversíveis para o nosso sistema nervoso, já que os neurônios morrem em tal condição. O resultado disto são as neuropatias, cujos sintomas incluem formigamentos nas pernas, sensação de queimação nas solas dos pés, incontinência urinária e dificuldade para andar.

A deficiência de vitamina B12 ainda contribui para que o risco do indivíduo desenvolver depressão aumente. Além disto, há a possibilidade de ocorrer anemia megaloblástica quando há falta da vitamina. Outros sintomas relacionados à deficiência de vitamina B12 são falta de energia, fadiga, tontura ao realizar movimentos, falta de concentração, falhas de memória, paranoia, alucinações, icterícia (caracterizada pelo amarelamento da pele), inchaço e inflamação da língua.

Vitamina B12: Interações e Combinações

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O tabaco e o álcool podem causar interferência na absorção da vitamina B12 por parte do organismo, bem como alimentos que são ricas fontes de fibras, quando consumidos com alimentos que contém vitamina B12. Isto acontece devido ao fato das fibras atrapalharem na absorção da substâncias. Certos medicamentos como colchicina, neomicina, metformina e ácido aminossalicílico também interferem com a vitamina B12.

A combinação de vitamina B12 e ácido fólico é boa para a saúde, pois mantém os níveis de homocisteína em bom estado no nosso organismo.

Alimentos que Contém Vitamina B12

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São fontes de vitamina B12 alimentos como carne de porco, fígado, ovos, leite e seus derivados, peixes de águas profundas e fritas como truta, salmão e atum, além de ostras, determinados cereais e produtos derivados da soja.

Alimentos Ricos em Vitamina B12 Também para Vegetarianos e Veganos

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Suplementação de Vitamina B12

A carência de vitamina B12 pode ser identificada através do exame de sangue. Nestes casos, a suplementação de vitamina B12 é indicada, desde sob orientação de médicos ou nutricionistas. A vitamina B12 se encontra presente em muitos alimentos de origem animal, motivo pelo qual muitas pessoas vegetarianas ou veganas apresentam maiores chances de sofrerem de carência da vitamina. Deste modo, é importante que essas pessoas conversem com um médico ou nutricionista, a fim de descobrirem se há necessidade de consumirem suplemento de vitamina B12.

Pessoas que passaram por cirurgia bariátrica também apresentam mais chances de sofrerem de deficiência de vitamina B12, já que ela é absorvida no intestino delgado após ser ativada no nosso estômago. Neste caso, é normal que os pacientes sejam orientados a fazerem uso de suplementação de vitamina B12 após a cirurgia, bem como o acompanhamento continuar ao longo da evolução da dieta.

Excesso de Vitamina B12

Apesar de dificilmente, a vitamina B12 pode ser ingerida em excesso através da suplementação ou do excesso de alimentos que são fontes da substâncias. Quando consumida em grandes quantidades, a vitamina B12 pode provocar alteração no baco, bem como aumento dos linfócitos. O excesso de vitamina B12 geralmente acontece quando a suplementação é feita sem orientação do médico ou nutricionista.

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