Tomando Sol sem Prejudicar a Saúde

Tomando Sol sem Prejudicar a Saúde

Tomando Sol Sem Prejudicar a Saúde

Você sabe que os raios ultravioleta (UV) do sol podem causar câncer de pele e envelhecimento prematuro, e que usar protetor solar (durante todo o ano!) É uma maneira importante de se proteger. Mas a pesquisa mostrou que a luz solar também parece afetar a saúde de muitas outras maneiras, de forma positiva e negativa.

“Uma pessoa morre a cada hora de câncer de pele e a maioria esmagadora desses cânceres é causada por exposição excessiva à luz UV – não há dúvida sobre isso, mas isso não significa que você deva ficar dentro de casa o dia inteiro ou que não há muitos benefícios para a saúde ficar ao ar livre. Você só precisa equilibrar tudo e usar o senso comum para se proteger”. Aqui está o que você precisa saber para que você possa fazer escolhas inteligentes quando você sair.

Humor

A luz solar desencadeia a liberação da serotonina de produtos químicos cerebrais sensíveis, de modo que o tempo gasto ao ar livre mostrou aumentar o humor e aliviar o estresse. E para algumas pessoas, não ter sol suficiente durante os meses de inverno pode até desencadear um tipo de depressão conhecida como transtorno sazonal-afetivo. (Em casos raros, a luz solar pode desencadear a depressão).

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Felizmente, você pode combater os efeitos de SAD, ou mesmo um mau humor, sem se expor a raios UV prejudiciais. Você não precisa de luz ultravioleta para se sentir melhor, você só precisa de luz visível. Apenas estar em uma sala brilhante pode ajudar. Caixas especiais de luz, que não liberam raios UV, também podem ajudar.

Níveis de vitamina D

A luz solar ajuda o corpo a tornar a vitamina D – um nutriente importante para ossos saudáveis, cérebros e muito mais. A vitamina D é encontrada naturalmente em poucas fontes de alimento, então as pessoas precisam obtê-lo de exposição ao sol, suplementos ou alimentos fortificados, como o leite. (Os peixes gordurosos, como o salmão, contém naturalmente vitamina D).

Você não precisa de muita luz solar para obter vitamina D adequada, especialmente se você tem pele pálida ou cabelo vermelho; Para a maioria das pessoas, apenas 5 a 30 minutos, duas vezes por semana, com o rosto, os braços, as pernas ou as costas expostos sem protetor solar é suficiente. Mas ainda assim, muitas pessoas não conseguem o suficiente. E devido a preocupações reais de câncer de pele, a Academia Americana de Dermatologia recomenda obter sua vitamina D de uma dieta saudável e / ou suplementos – não da exposição ao sol desprotegida.

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Saúde do coração

Muitos estudos sugeriram que a deficiência de vitamina D está ligada a doenças cardiovasculares. E em 2013, cientistas da Dinamarca descobriram que a exposição ao sol – mesmo quando também causa câncer de pele – pode realmente proteger o coração: quando analisaram mais de 4 milhões de registros médicos, descobriram que as pessoas que tinham sido diagnosticadas com câncer de pele tinham menor tendência a sofrer de problemas cardíacos.

“Como o câncer de pele é um marcador de exposição substancial ao sol, esses resultados sugerem indiretamente que a exposição ao sol pode ter efeitos benéficos na saúde”, escreveram os autores do estudo. No entanto, eles advertem que isso não prova uma relação de causa e efeito, e que os efeitos da luz solar sobre a saúde do coração devem ser estudados de forma mais direta.

tomando sol

Ossos e músculos fortes

Nesse mesmo estudo dinamarquês, os pesquisadores também descobriram que ter uma história de câncer de pele estava associada a um menor risco de fraturas de quadril em pessoas com menos de 90 anos. Isso pode ser porque a vitamina D ajuda o corpo a absorver cálcio, o que é importante para ossos saudáveis.

A vitamina D também é importante para a saúde muscular, e as pessoas com níveis baixos são mais propensas a sofrer cãibras musculares e dor nas articulações. O protetor solar bloqueia a capacidade do corpo de fazer vitamina D, porém, então, tomar suplementos ou comer alimentos enriquecidos ainda são a maneira mais segura de preencher.

Esclerose múltipla

Obter altos níveis de vitamina D, seja pela exposição ao sol ou pelos alimentos, pode diminuir seu risco de desenvolver esclerose múltipla (EM). Há fortes evidências de que as pessoas que vivem em latitudes mais altas e, portanto, têm menos exposição aos raios UV, têm um maior risco de doença do que aqueles que vivem mais perto do equador.

Um estudo de 2014 também descobriu que corrigir a deficiência de vitamina D pode retardar a progressão da EM e lesões cerebrais relacionadas, mas os pesquisadores apenas analisaram a suplementação alimentar – não o acesso à luz solar.

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Câncer de pâncreas

As taxas de câncer de pâncreas – o 12º câncer mais comum no mundo e a sétima mais mortal – são mais altas nos países com a menor quantidade de luz solar, encontrou um estudo de 2015 da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego.

“Se você está vivendo em alta latitude ou em um lugar com muita cobertura de nuvens pesadas, você não pode fazer vitamina D a maior parte do ano, o que resulta em um risco maior do que o normal de contrair câncer de pâncreas.

Câncer de mama

A exposição à luz solar também pode estar associada a menor risco para outro câncer comum, de acordo com um estudo de 2014 publicado na revista Environmental Health Perspectives. As mulheres que relataram gastar uma hora ou mais fora todos os dias durante os últimos 10 anos foram menos propensas a ter câncer de mama do que aqueles que relataram menos tempo no sol.

Tal como acontece com outros estudos, os autores suspeitam que a produção de vitamina D é responsável pelo link – embora não tenham sido capazes de encontrar provas em nível genético. Os autores também ficaram surpresos ao descobrir que o uso de protetor solar não pareceu afetar o risco de câncer, mas eles apontam que pode ser porque o SPF geralmente é aplicado com moderação ou pouca frequência.

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