Uma doce e suculenta fruta tropical, o pêssego é uma fonte popular de vitaminas e minerais. Os pêssegos, cientificamente conhecidos como Prunus persica, originaram-se na China e hoje são amplamente cultivados em todo o mundo. Como maçãs, os pêssegos podem ser comidos crus. Eles também são um bom complemento para saladas, coquetéis e sobremesas. Pêssego faz uma deliciosa e saudável opção de lanche. Aqui está o porquê.

O pêssego é baixo em calorias. Para cada 100 gramas de pêssego, existem apenas 39 calorias. Além disso, não contém colesterol.


Os pêssegos são uma excelente fonte energia para o corpo através de seus macronutrientes. Eles carregam 0,91g de proteína, 0,25g de gordura e 9,54g de carboidratos. Esses macronutrientes, uma vez digeridos, são convertidos em glicose ou açúcar que alimentam órgãos, músculos e tecidos do corpo. O pêssego também é uma boa fonte de fibra alimentar, o que normaliza o movimento do intestino e ao mesmo tempo controla a fome.

Em termos de vitaminas, os pêssegos contêm uma quantidade significativa de vitaminas A, C, E, K e complexo B. Cem gramas de pêssego perfazem 11% da dose diária recomendada de vitamina A. Além disso, contém beta-caroteno que o nosso corpo converte em vitamina A para melhorar a visão, enquanto mantém a saúde da pele e da membrana mucosa.

A DRA de 11% de vitamina C também ajuda a fortalecer a resistência do corpo contra substâncias infecciosas. Ambas as vitaminas A e C atuam como antioxidantes, combatendo os radicais livres nocivos que danificam e destroem o corpo. Ele vem com 4% DRA de potássio, um eletrólito envolvido no controle muscular e manutenção da pressão arterial.

Para minerais, os pêssegos são particularmente ricos em cobre, que também tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. O cobre é essencial para o crescimento e desenvolvimento, especialmente para manter um cérebro saudável. Também permite que as células se comuniquem entre si, mantendo a integridade dos vasos sanguíneos e do coração.

O cobre interage significativamente com ferro e zinco para desempenhar suas funções no corpo. O ferro é importante para fabricar hemoglobina e mioglobina que transportam oxigênio no sangue. O zinco, por sua vez, desempenha um papel significativo na divisão celular, no reparo tecidual, no metabolismo dos carboidratos e na cicatrização de feridas.

Outros minerais essenciais encontrados em pêssegos incluem magnésio, manganês, cálcio e fósforo. Outra característica notável do pêssego é o flúor, um mineral essencial para prevenir as cáries dentárias e para normalizar a mineralização dos ossos.

Quais são os Benefícios do Pêssego Para a Saúde?

Rica fonte de fibra

Comer um pêssego inteiro fornecerá seu corpo até 3 gramas de fibra. A fibra desempenha um papel essencial no nosso corpo. Regula a digestão e o movimento do intestino, além de ajudar o coração a estar em sua melhor condição. É importante comer alimentos fibrosos todos os dias para que o processo digestivo seja regulado. A fibra assegura a quebra adequada da ingestão de alimentos, absorvendo assim os seus nutrientes. Nutrientes são o que mantém nosso corpo funcionando. Se o corpo recebe nutrientes suficientes, ele tende a ficar mais forte e menos exposto à doença. Fibra também limpa o trato digestivo para processamento digestivo suave. Consumir alimentos ricos em fibras, assim como os pêssegos, irá regular o movimento do intestino e prevenir problemas digestivos como a constipação.

Saúde

Promove a perda de peso

Devido à sua riqueza em fibras, o consumo regular de pêssego ajuda efetivamente a perder peso. Além disso, o pêssego é muito baixo em calorias e não contém gorduras. Associando pêssego em seu plano de dieta irá certamente produzir resultados de perda de peso eficazes e rápidos. É melhor optar por ter pêssego para lanches e refeições do que ter alimentos processados ​​insalubres e com alto teor de gordura. Não é apenas delicioso, é também muito seguro e nutritivo. Você também pode fazer um substituto de pêssego para satisfazer o desejo de doces. Em vez de comer chocolates, assados ​​e outros, comer pêssego vai satisfazer o seu apetite e, ao mesmo tempo, ajudá-lo a administrar seu peso. Você também pode usar o pêssego como ingrediente principal para saladas e sobremesas.

Protege você do câncer

Pêssegos são muito abundantes em vitamina C. A vitamina C está entre os antioxidantes mais fortes que otimiza o corpo em um nível celular. O câncer é causado principalmente por radicais livres e a vitamina C é capaz de eliminar sua formação. É muito importante preencher a necessidade diária de Vitamina C porque este antioxidante torna o corpo capaz de combater doenças. Esta vitamina estabelece a defesa do organismo contra as irregularidades, sendo a formação de radicais livres uma delas. Com quantidade adequada de vitamina C, os riscos de câncer são reduzidos. Alimentos ricos em fibras também diminuem a exposição ao câncer colorretal. Além disso, estudos mostraram que o extrato de pêssegos é virtualmente agressivo na morte de células de câncer de mama.

Embeleza a sua pele

Pelo fato do pêssego apresentar quantidades elevadas de vitamina C, seu consumo estimula a produção de colágeno. O colágeno é responsável pela estrutura da pele. Se altos níveis de colágeno são produzidos no corpo, a pele fica firme e flexível. Isso resulta em uma aparência mais jovem e pele revitalizada. A vitamina C também funciona como um antioxidante que evita danos na pele causados ​​pela poluição e pelo calor extremo do sol. Se você quer que sua pele fique sempre bonita mesmo com a idade, o consumo de pêssegos pode ajudá-lo com isso.

Pele saudável

Estabiliza a condição cardíaca

O pêssego contém vitamina C, fibra, potássio e colina que todos trabalham juntos para alcançar um coração saudável. Geralmente, a chave para um coração saudável é se envolver em uma dieta rica em potássio e baixo teor de sódio. É vital comer alimentos ricos em potássio, tanto quanto possível. As doenças cardiovasculares são uma das causas mais comuns de morte há mais tempo. É importante colocar muita importância observando uma dieta rigorosa para a estabilidade da condição do coração. Estudos mostraram que o consumo de pêssego diariamente reduz as chances de doenças cardíacas em até 50%.

Alivia o estresse

Os compostos encontrados no pêssego provaram ter efeitos calmantes. Na verdade, os pêssegos são recomendados para aqueles que têm problemas de ansiedade e gerenciamento de estresse. Comer pêssego regularmente permitirá que você pense com clareza e seja capaz de se concentrar. De fato, esse fruto é chamado de “Fruto da Calma”. Se você está tendo dificuldade em controlar o estresse e manter o foco, ter um pêssego diariamente é de muita ajuda.

Alivia o reumatismo e a gota

Aqueles que sofrem de gota e reumatismo experimentarão melhores condições após o consumo de pêssego. Os pêssegos têm efeitos laxantes e diuréticos leves que combatem esses distúrbios.

É bom para os dentes e ossos

Os pêssegos são infundidos com flúor que é um componente essencial dos ossos e dentes. O flúor evita a disfunção óssea, bem como a cárie dentária. Comer pêssegos sempre é de muita contribuição para a saúde geral dos seus ossos e dentes. Para torná-los fortes e saudáveis, consumir pêssego regularmente pode ajudar.

É fonte de vitamina A

A vitamina A também é uma vitamina importante para ter um corpo completamente saudável. Em primeiro lugar, a vitamina A é boa para os olhos. Isso ajuda a ter uma visão mais clara ao longo dos anos. A vitamina A também ajuda na manutenção da saúde da sua pele. Por fim, comer alimentos ricos em vitamina A combate o câncer, especificamente câncer de pulmão e oral.

Promove limpeza dos rins

Por causa de suas propriedades antioxidantes, comer pêssego remove as toxinas do rim. É essencial para remover toxinas no corpo para evitar seus efeitos agressivos. Muitos países já usam chá de pêssego para desintoxicar e limpar o rim de substâncias químicas nocivas.

Pêssego: Conheça seus Benefícios
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