Todos nós já passamos por isso. Depois de uma noite pesada de comidas bebidas o nosso estômago começa a se expandir para o tamanho de um balão. Seu estômago está esticado, é desconfortável e se isso não for ruim o suficiente, sua parte inferior das costas está começando a doer. Todos nós experimentamos um estômago inchado ou inchado de vez em quando. Mas quando persistente, pode indicar uma condição subjacente séria.

O fato é que as causas do estômago inchado são numerosas, no entanto, os dois mais comuns são a retenção excessiva de gás e água.

Vamos aprofundar um pouco mais sobre por que um estômago inchado se tornou um problema generalizado e as melhores maneiras de aliviar o desconforto.

Nunca é o momento ideal para ser afetado por inchaço da barriga, mas lidar com isso durante a temporada de maiô é apenas muito pior. A principal razão por trás do incômodo incômodo é um desequilíbrio das bactérias saudáveis ​​no intestino. É o que acontece quando você come alimentos que causam inchaço no estômago logo após comê-los.

Temos mais bactérias em nosso corpo do que células em nosso corpo, e essas bactérias causam estragos. Tais bactérias fazem parte do nosso sistema imunológico e do sistema digestivo, mas para algumas pessoas, a natureza das bactérias ‘boas’ foi alterada e as bactérias estão fermentando (um processo metabólico que converte açúcares em ácidos, gases e / ou álcool Isso é o que causa inchaço.

Quais são as Principais Causas do Inchaço?

Alergias Alimentares e Intolerância

O fato é que a intolerância alimentar está aumentando. Isso acontece quando certos alimentos causam indigestão, inchaço e gases excessivos no estômago, além de inchaço abdominal. Os principais culpados do inchaço são glúten, trigo, glutamato monossódico (MSG) e aditivos artificiais.

Em casos de alergias alimentares, a abordagem comum é identificar o alimento que causa o problema e excluí-lo da sua dieta. No entanto, a fraqueza dessa abordagem é que ela ignora um fato surpreendente. Em muitos casos, não é a comida, mas o modo como ela é digerida.

As principais causas de alergias alimentares são devidas ao alimento não digerido que se  encontra no estômago por muito tempo. Este bolus indigesto de comida começa a fermentar e apodrecer causando o acúmulo de gases tóxicos. Isto leva à inflamação e ao início de reações alérgicas e, claro, o estômago inchado é um sintoma comum.

Retenção de Fluidos

Retenção de líquidos pode ser outra causa comum de um estômago inchado. Para algumas pessoas, seu sistema digestivo pode confundir alimentos específicos como toxinas. Essa reação pode fazer com que o corpo libere grandes quantidades de líquido nas células para liberar essas toxinas do corpo.

Síndrome do Intestino Irritável (SII)

IBS é um dos distúrbios intestinais mais comuns e debilitantes que afeta milhões de pessoas a cada ano. Os sintomas causados ​​por este distúrbio ou muitos e variam de

IBS também pode causar inchaço abdominal devido ao acúmulo de gás no abdome inferior.

Além disso, o IBS é frequentemente desencadeado por certos alimentos que são ricos em

  • gordo
  • açúcar
  • farinha refinada

Certos alimentos ricos em fibras alimentares também podem causar inchaço no estômago, incluindo feijão, lentilha, cebola crua e frutas cítricas. A cafeína e o álcool também podem causar problemas.

Intolerância a Lactose

O corpo produz uma enzima chamada lactase, que permite decompor a lactose, que são os açúcares no leite. No entanto, algumas pessoas nascem com pouca ou nenhuma lactase e isso causa intolerância à lactose.

Porque o nosso sistema digestivo não pode quebrar a lactose suficiente, causa irritação na parede do intestino, resultando em flatulência e inchaço.

Para minimizar os efeitos de uma intolerância à lactose, você deve evitar produtos lácteos , tanto quanto você pode ou tomar um suplemento de lactase antes de comer qualquer alimento que contenha leite.

Estômago Inchado em Mulheres

Existem condições específicas que afetam especificamente as mulheres. Por exemplo, a síndrome pré-menstrual (TPM) pode causar retenção de água. Isso é causado por um aumento do hormônio progesterona durante o período menstrual das mulheres. Isso muitas vezes pode resultar em um inchaço desconfortável no estômago, seios e face.

Acontece que certos alimentos podem acalmar esses sintomas, por exemplo, trigo, café e sal. Portanto, eliminar esses alimentos de sua dieta e comer mais frutas contendo altos níveis de potássio  pode ajudar a aliviar os sintomas da TPM.

Infecções Fúngicas

A levedura é um fungo que cresce no trato digestivo. Todo mundo tem levedura em pequenas quantidades, mas se o sistema digestivo tem um desequilíbrio bacteriano, as infecções por fungos podem se espalhar causando inúmeros problemas de saúde.

O mais comum é Candida e esta infecção por fungos pode causar muitos sintomas, incluindo;

  • dores de cabeça
  • tontura
  • fadiga
  • mudanças de humor
  • depressão
  • indigestão
  • azia
  • gás excessivo e
  • inchaço

Além do mais, Candida pode inflamar seriamente a parede do intestino e enfraquecer o sistema imunológico levando a condições crônicas, incluindo asma e artrite.

Infecções fúngicas são frequentemente causadas por uma dieta predominantemente de alimentos processados, açúcar refinado e farinha ou medicamentos como antibióticos, antiácidos e pílulas anticoncepcionais.

Candida e outras infecções fúngicas podem se espalhar rapidamente se os níveis de bactérias boas no seu intestino estiverem baixos . Portanto, uma estratégia fundamental é aumentar os níveis dessas bactérias boas, a fim de matar esse supercrescimento fúngico.

Técnicas para Desinchar a Barriga

Mantenha a boca fechada

Tomar uma quantidade excessiva de ar, também conhecida como aerofagia, pode ser uma das causas de inchaço da barriga e dor intestinal. Isso acontece quando grandes quantidades de oxigênio inalado não absorvem o intestino delgado (que fica expelido), mas permanecem no abdome, criando inchaço e desconforto. Algumas maneiras de evitar sugar muito ar incluem; beber sem canudinho, mastigar mais devagar, limitar a quantidade de conversas enquanto mastigando, chiclete, balas e cigarros, bem como manter a calma (porque a ansiedade tende a provocar conversas rápidas, outro culpado pela ingestão extra de ar).

Alimentação na Infância

Coma alimentos que ajudam a barriga

Existem alguns alimentos ricos em amido que são fermentados em seu intestino (causando gases, inchaço, diarreia) porque seu corpo não consegue digeri-los adequadamente – carboidratos brancos, trigo, legumes. Você quer ficar longe deles. Também elimine qualquer coisa que contenha açúcar ou substitutos de açúcar. 

A melhor maneira de começar o processo de remoção da gordura é ingerindo alimentos com baixo índice glicêmico, baixo teor de amido e não processados. Sua dieta deve consistir de proteínas – ovos, frango, carne, peixe – e vegetais crocantes e / ou verdes, como couve, brócolis, aipo e couve-flor. Nozes, manteigas de nozes e sementes também estão nesta lista, assim como frutas vermelhas e maracujá. Em outras palavras, alimentos que alimentam os bons insetos.

Consuma Determinadas Bebidas

Sacie a sua sede com bebidas que contenham propriedades anti-inflamatórias e promotoras da saúde. Suas duas principais opções: chá verde (que foi mostrado para reduzir a inflamação associada à doença de Crohn e colite ulcerativa, dois tipos de síndrome do intestino irritável) e cacau escuro (uma colher de sopa de 70% ou mais, misturado com arroz ou leite de amêndoa desde laticínios podem contribuir para inchar barriga). O chocolate amargo também estimula as boas bactérias no intestino a produzir compostos anti-inflamatórios. Quanto ao que não beber – sucos de frutas e álcool, já que ambos são ricos em açúcar, além de bebidas carbonatadas, que causam gases. 

Suplemente sua dieta

Se você está procurando ajuda adicional, tomar suplementos probióticos é outra maneira de ajudar a reconstruir as bactérias saudáveis ​​que são essenciais para uma boa saúde intestinal. Procure por aqueles que contêm 10 bilhões de CFU de espécies de bifidobactérias e espécies de lactobacilos. Além disso, se você está constipado (não tendo um ou dois movimentos intestinais normais por dia), considere tomar cápsulas de citrato de magnésio, 150 a 300 mg uma vez ou duas vezes por dia”, afirma. Outra sugestão de suplemento – cápsulas de carvão ativado (encontradas na mercearia ou farmácia no corredor de alívio de indigestão), que podem ajudar a absorver o gás. No entanto, não tome as cápsulas de carvão com outros medicamentos ou suplementos, porque eles absorvem tudo! (Como acontece com todos os suplementos e remédios vendidos sem receita).

Como Desinchar a Barriga e Quais são as Causas?
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1 COMENTÁRIO

  1. AGRADEÇO DEMAIS A OPAS, pela matéria, pois deu a mim direções precisas ao meu processo de inchaços constantes
    Conteúdo maravilhoso.
    Obrigada à todos. Silvia

    .

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