Benefícios da Natação

A natação é um dos esportes mais atraentes que existem. Se as crianças desejam entrar na piscina e imitar os golfinhos, as pessoas com mais idades querem uma aparência, um condicionamento e uma saúde equivalentes as de alguém com menos idade. Os benefícios da natação são inúmeros, desde a manutenção da saúde à boa forma. Porém, será que todas as pessoas que praticam natação têm consciência sobre a importância que este esporte traz para suas vidas?
Se você já é praticante da modalidade mas não conhece todos os seus benefícios, ou se você ainda não escolheu qual atividade física praticar, leia este artigo e entenda um pouco sobre a natação. Você verá que ela não é apenas refrescante e confortável, mas principalmente saudável!

1- Longevidade

Na Universidade da Carolina do Sul, pesquisadores puderam acompanhar testes e vivência de homens com idades variadas de 20 a 90 anos, por um prazo de três décadas, e constataram que aqueles que faziam natação tinham uma taxa de mortalidade 50% menor quando comparados aos homens fisicamente ativos, ou aqueles que apresentam uma vida mais sedentária. Pesquisas parecidas foram realizadas com as mulheres, e seus resultados foram semelhantes. Portanto, que tal viver mais praticando uma atividade física gostosa?

2- Pouco Impacto

Muitos relatam que o início das atividades físicas causam incômodos e desconfortos, mas com a natação é diferente, já que ela oferece uma coisa que os demais exercícios aeróbicos ficam devendo. Isso devido ao fato da natação proporcionar que todo o seu corpo seja trabalhado, mas sem a ocorrência de impactos severos nos ossos, reduzindo assim aquelas desconfortáveis dores comuns à fase de adaptação. Quando estamos na água, o nosso corpo torna-se automaticamente mais leve. Se a gente mantém nosso corpo sob a água até a cintura, ele ficará com apenas 50% do nosso peso. Já se a gente submergir até a altura do nosso peito, o peso do corpo pode reduzir entre 25% e 35% do peso total. Quando o nosso corpo é mantido sob a água até a altura do pescoço, por sua vez, o peso equivalerá a apenas 10%. Esses benefícios da natação fazem com que a piscina seja um ambiente perfeito para que os músculos rígidos e articulações doloridas sejam trabalhadas, especialmente para indivíduos que têm sobrepeso e/ou são limitados fisicamente.

3- Artrite

É comum que indivíduos que sofrem de artrite recebam a recomendação para que pratiquem natação, já que os alongamentos que a gente faz na piscina fortalecem nossos músculos, contribuindo muito para o treino aeróbico. No caso daqueles que sofrem de artrite, o ideal é que a piscina seja aquecida, uma vez que a água quente pode beneficiar as articulações rígidas. Os benefícios da natação podem ser ainda mais desfrutados por aqueles que sofrem de artrite reumatoide, especialmente se a prática estiver associada à hidroterapia. Nadar na piscina também contribui para que as dores da osteoartrite reduzam.

4- Tônus Muscular e Força

A natação contribui para o aumento do tônus muscular e da força, principalmente quando o exercício é comparado aos principais exercícios aeróbicos. Ao correr em uma pista, o atleta move-se através do ar, enquanto a piscina oferece maior resistência para o nadador, já que a densidade é cerca de 12% maior do que a do ar.

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5- Trabalha o Corpo Todo

Os aparelhos para exercícios das academias não são ruins, mas isolam os exercícios a uma parte do corpo que debe ser trabalhada por vez, enquanto a natação faz com que o nosso corpo seja trabalhado por completo, pois seus movimentos contribuem para que as articulações e ligamentos se soltem, tornando-se mais flexíveis. Os movimentos das pernas, braços e cabeças, assim como a extensão das pernas e dos braços, proporcionam que o corpo se alongue de maneira mais eficiente na água, proporcionando assim um completo alongamento. Para que os benefícios da natação sejam obtidos de forma plena e flexível, é recomendado que você faça suaves alongamentos antes de iniciar os exercícios. Isso proporciona maior controle do corpo, além de maior equilíbrio ao mesmo.

6- Melhora a Saúde Cardíaca

Os benefícios da natação incluem a tonificação muscular do peitoral, dos quadríceps e dos tríceps, mas não param por aí. Um dos maiores benefícios desta modalidade são para o nosso coração, pois a natação é um exercício aeróbico, e fortalece o coração. Deste modo, o órgão não somente torna-se maior, como também o seu bombeamento melhora, possibilitando que um maior fluxo de sangue seja fornecido para o corpo. A natação ainda é tida como funcional no combate de inflamações, o que possibilita que as consequências das doenças cardíacas sejam reduzidas. É recomendado pelo menos meia hora de nado diariamente, pois deste modo a pressão arterial é mantida sobre controle, além da possibilidade de doenças coronárias ocorrerem em mulheres reduzir de 30 a 40%.

7- Queima Calorias e Controla o Peso

São muitas as pessoas que acreditam que, pela água ter uma temperatura inferior ao do nosso corpo, a perda de peso com exercícios praticados na piscina seja menor. Entretanto, a natação é um esporte reconhecido como um dos que mais queimam calorias, o que faz dela uma excelente opção para todos que querem perder peso, ou mantê-lo sob controle. É claro que a quantidade de calorias queimadas é variável, dependendo não somente da intensidade do treino, como também da sua fisiologia. Em média, 10 minutos de natação, quando você nada de peito, proporcionam uma queima de até 60 calorias, enquanto o nado de costas elimina cerca de 80 calorias. No caso de nadadores com condicionamentos avançados, o nado borboleta pode eliminar cerca de 150 calorias! As diferentes intensidades, bem como os intervalos, podem ajudar na recuperação física, possibilitando que a resistência física melhore.

8 – Livre de Alergias

O exercício no ar úmido é outro dos benefícios da natação que você pode usufruir, algo que ajuda na redução dos sintomas das alergias e asmas. Uma pesquisa realizada com um grupo de crianças constatou, ao longo de um programa de natação cuja duração foi de seis semanas, que os sintomas de alergias, de roncos e até de respiração bucal sofreram melhorias com o esporte. Além disso, os exercícios da natação auxiliam o aumento do volume pulmonar, contribuindo para uma melhor respiração com técnicas mais adequadas. Os benefícios da natação são maiores após o primeiro ano, desde que a prática seja regular.

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9 – Controla o Colesterol

Por ser um poderoso exercício aeróbico, a natação contribui para que os níveis do colesterol LDL e HDL se mantenham equilibrados. A cada 1% de aumento do nível do colesterol HDL (bom), o risco da ocorrência de morte por conta de doença cardíaca cai até 3,5%. Diversos estudos apontam que a natação ainda beneficia a saúde do endotélio, que é uma fina camada de células que reveste as nossas artérias, e que perde a flexibilidade conforme a idade avança. Pessoas com idades acima dos 60 anos que praticam regularmente a natação apresentam uma função endotelial semelhante à de alguém 30 ou 40 anos mais jovem, já que o esporte leva as artérias a se expandirem e se contraírem de uma maneira mais eficiente.

10 – Reduz o Risco de Diabetes

Sim! Os benefícios da natação também incluem a redução em até 6% do risco do diabetes a cada 500 calorias consumidas por semana com a prática. Deste modo, é recomendado que você pratique ao menos 30 minutos diários de natação, 3 vezes por semana, para que a queima calórica seja em torno de 900 calorias. Isso faz com que o risco do diabetes tipo 2 reduza em até 10%. Quando praticada intensamente, uma vez por semana, a natação reduz em até 16% o risco do diabetes tipo 2. A prática de natação regular ainda auxilia no controle glicêmico, especialmente para pessoas diabéticas que praticam pelo menos 150 minutos de natação por semana, auxiliando para que o corpo lide com a sensibilidade à insulina.

11- É Desestressante

A natação não somente traz benefícios ao corpo, como também à mente. Quando cumprimos os exercícios e nos superamos, nós nos sentimos mais animados e determinados a seguir em frente. As braçadas elevam os níveis de endorfina e, por este motivo, a natação melhora a saúde mental, além de contribuir para a boa forma.

12 – Eleva a Autoestima

Os exercícios físicos trabalham a nossa autoestima de uma maneira incrível! O bem-estar com a prática regular de atividades físicas, assim como a melhora na saúde e a boa forma, favorecem as pessoas a se sentirem bem consigo mesmas. Quando a gente está bem conosco, o nosso comportamento e vida social melhoram e ficam evidentes, e todos à nossa volta percebem isto. Deste modo, os benefícios podem ser usufruídos ao máximo durante a vida toda!

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