O que são as Artérias?

Suas artérias são vasos que transportam sangue de seu coração para todas as partes do seu corpo. As artérias saudáveis ​​têm paredes musculares que também são bastante elásticas, qualidades que são importantes para ajudá-las a funcionar corretamente e a mover seu sangue efetivamente. Um acúmulo de gordura em suas artérias pode causar problemas de saúde potencialmente sérios, uma situação que você pode prevenir ou reverter, gerenciando sua dieta e estilo de vida.

Placas de Gordura

O colesterol é um lípido ceroso que seu corpo usa para muitas funções importantes. É parte de suas membranas celulares, usado para fazer alguns hormônios e necessário para muitas reações bioquímicas. Viaja em seu sangue em um complexo com proteína chamada lipoproteína. As gorduras da sua dieta ou feitas pelo seu corpo chamado triglicerídeos também são suspensas no sangue.

Quando você tem excesso de colesterol ou muitos triglicerídeos em seu sangue, o excesso pode se acumular nas paredes das artérias, formando depósitos gordurosos chamados de placa. A placa contém gorduras, colesterol, depósitos de cálcio e outras substâncias do seu sangue. Quando os depósitos de placas tornam-se grandes, eles podem reduzir suas artérias, limitando o fluxo de sangue, uma doença chamada aterosclerose que pode causar sérios problemas de saúde.

Aterosclerose

Na maioria dos casos, a aterosclerose desenvolve-se gradualmente e não produz sintomas nos estágios iniciais. No entanto, quando as artérias coronárias que alimentam seu coração contêm placa suficiente para interferir com o fluxo sanguíneo, você pode desenvolver angina, o que causa dor no peito ou uma sensação de pressão em seu peito e pode aumentar seu risco de ataque cardíaco. Um grande acúmulo de placa nas artérias nos braços e pernas pode levar à doença da artéria periférica, que pode causar dor nas pernas ou braço quando você move seus membros, enquanto a placa nas artérias do rim pode contribuir para hipertensão arterial ou doença renal. Se um pedaço de placa se separar de uma parede da artéria, ele pode bloquear o fluxo sanguíneo completamente. Quando isso acontece em uma artéria cerebral, pode causar um acidente vascular cerebral, uma condição potencialmente fatal.

Existem três doenças graves causadas pela aterosclerose. Cada um tem seus próprios sinais de alerta:

  • Doença arterial coronária: o sinal de alerta para aterosclerose no coração é dor torácica quando você está ativo, ou angina . Muitas vezes é descrito como aperto e geralmente desaparece com o resto. Outros sintomas podem incluir falta de ar ou fadiga .
  • Doença cerebrovascular: Muitas vezes, um ataque isquêmico transitório (TIA) pode ocorrer antes de um acidente vascular cerebral. Dificuldade em falar e fraqueza de um lado são sintomas de acidentes vasculares cerebrais e TIAs. A diferença: em um TIA, os sintomas desaparecem, geralmente dentro de uma hora, e não deixam lesões cerebrais permanentes .
  • Doença arterial periférica: você terá má circulação nas pernas primeiro. A dor nos músculos da panturrilha quando você caminha (seu médico pode chamar claudicação) é o sintoma mais comum. A má cicatrização de feridas ou menos pulsos em seus pés são outros sinais.

É importante saber que, quando os sintomas como esses aparecerem, você já pode ter sérios bloqueios.

Além disso, ataques cardíacos e derrames podem ocorrer sem sinais de alerta.

Papel da Dieta

Especialistas dizem que manter um peso saudável e comer uma dieta equilibrada e equilibrada são estratégias importantes que podem prevenir depósitos gordurosos em suas artérias e, ao longo do tempo, também podem retardar a progressão da aterosclerose. Siga as Diretrizes de 2010 para os americanos e consome quatro a cinco porções de frutas e uma quantidade similar de vegetais diariamente.

Uma porção geralmente é igual a 1 xícara de vegetais crus, 1/2 xícara de legumes cozidos, uma fruta média ou 1/2 xícara de fruta enlatada ou congelada. Limite a ingestão de gordura na dieta e opte por aves, peixe e frutos do mar sem pele, muitas vezes; Corte a gordura visível da carne antes de cozinhar e evite carnes gordurosas, como bacon, salsicha e hambúrgueres. Escolha produtos lácteos com baixo teor de gordura ou não gordurosos e consome pães, massas e cereais ricos em fibras inteiras, em vez de alimentos similares feitos com farinha refinada.

Alimentos que Causam Acúmulo de Gorduras nas Artérias

Certos alimentos podem fazer com que o corpo faça muito de uma substância cerosa chamada colesterol. O colesterol pode combinar com gordura, cálcio e outras substâncias no sangue para formar a placa. A placa, então, se acumula lentamente e endurece nas artérias, fazendo com que elas se estreitam. Este acúmulo de placa, uma condição chamada aterosclerose, pode levar a doenças cardíacas, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

As boas notícias? Quando focamos nossas dietas em alimentos saudáveis, podemos parar e potencialmente reverter esse estreitamento das artérias. Os especialistas sabem que os alimentos que contribuem para níveis elevados de colesterol no sangue contém muita gordura saturada, gordura trans e colesterol na dieta. As informações abaixo podem ajudá-lo a identificar alimentos problemáticos e obter suas artérias em forma mais saudável.

Gordura saturada

A gordura saturada é um culpado dietético principal no acúmulo de placa nas artérias. Como resultado, os especialistas sugerem tentar manter a gordura saturada em menos de 7% das calorias diárias totais. Uma fonte primária de gordura saturada é os produtos de origem animal. Certos óleos são elevados em gorduras saturadas, também. Exemplos de alimentos ricos em gorduras saturadas incluem:

  • Leite integral e creme
  • manteiga
  • Queijo rico em gordura
  • Cortes de carne com alto teor de gordura, como aqueles que parecem “marmoreados” com gordura
  • Carnes processadas, incluindo salsicha, cachorros quentes, salame e Bolonha
  • Sorvete
  • Óleos de palma e coco, que são frequentemente adicionados a alimentos embalados e preparados, como biscoitos, rosquinhas e até mesmo barras energéticas “saudáveis”

Para reduzir a gordura saturada:

  • Escolha cortes mais magros de carne sobre a carne com alto teor de gordura. Os cortes de carne magra incluem a rodada, o mandril, o lombo ou o lombo. Os cortes de porco magro incluem lombo ou costeletas de lombo. Corte a gordura visível antes de cozinhar.
  • Retire a pele de peru ou frango antes de cozinhar.
  • Escolha 1% ou leite sem gordura sobre o leite com maior teor de gordura.
  • Ao aquecer as sopas, remova a gordura sólida primeiro.
  • Coma muitas frutas e vegetais, que são baixos em gorduras saturadas.

Gordura trans

A gordura trans é um tipo de gordura produzida pelo homem que é encontrada em alimentos que contêm óleo parcialmente hidrogenado. Forma quando o hidrogênio é adicionado ao óleo líquido, transformando-o em gordura sólida. A gordura trans é encontrada em muitos alimentos processados ​​e restaurantes, pois melhora o sabor e a textura e prolonga a vida útil dos alimentos. Os especialistas recomendam tentar consumir o mínimo de gordura trans possível.

Nem todos os alimentos processados ​​contêm gorduras trans. E mais e mais fabricantes de alimentos e proprietários de restaurantes estão começando a tirá-lo de seus alimentos. Ainda assim, alguns dos maiores contribuintes da gordura trans na nossa dieta incluem alimentos fritos e fast food, pipoca de microondas e outros lanches salgados, pizza congelada, margarina, bolo, biscoitos e muito mais.

Para evitar a gordura trans:

  • Leia o rótulo de nutrição antes de comprar alimentos embalados ou processados. Procure por 0 gramas de gordura trans. Além disso, analise a lista de ingredientes. Se as palavras “parcialmente hidrogenadas” aparecerem em qualquer lugar, ignore o produto. Como os produtos que contêm menos de 0,5 gramas de gordura trans por porção podem ser rotulados como livres de gordura trans, a única maneira de dizer com certeza é verificar os ingredientes.
  • Procure os restaurantes que optaram por não usar óleos parcialmente hidrogenados na sua cozinha.
  • Peça alimentos cozidos no vapor, assados, grelhados ou grelhados sobre frito sempre que possível.
  • Tente comer menos alimentos processados.

Colesterol dietético

Embora as gorduras na sua dieta sejam os maiores contribuintes para o LDL elevado, ou “ruim”, o colesterol, o colesterol na dieta também é importante. O colesterol é encontrado apenas em produtos de origem animal, como ovos, carne e queijo. Os especialistas recomendam apontar para menos de 200 mg de colesterol em sua comida por dia.

Para reduzir o seu colesterol na dieta:

  • Leia sempre os rótulos dos alimentos. Escolha produtos com baixo teor de colesterol, bem como em gorduras saturadas e gorduras trans.
  • Evite a carne do fígado, que é muito alta em colesterol.
  • Substitua claras de ovos por ovos inteiros. O colesterol nos ovos está tudo na gema.

Outras estratégias

Você também pode prevenir ou retardar a formação de depósitos de gordura em suas artérias, mantendo um peso saudável. Os especialistas dizem que perder apenas 5 ou 10 quilos pode reduzir seu risco de aterosclerose. O exercício também pode melhorar sua circulação e estimular a formação de novos vasos sanguíneos que podem contornar as artérias obstruídas pela gordura.

Pratique entre 30 e 60 minutos de exercícios moderadamente extenuantes diariamente. Escalar escadas ou andar em vez de dirigir são estratégias para aumentar o seu exercício, assim como fazer exercícios simples enquanto assiste televisão. Se você fumar, tome medidas para sair, uma vez que fumar também pode promover o acúmulo de placa nas artérias e, eventualmente, levar à aterosclerose.

Acúmulo de Placas de Gordura nas Artérias Pode Causar Aterosclerose
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