Como Tratar a Tendinite

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A tendinite é uma forma de inflamação dolorosa nos tendões, que são as partes do corpo que ligam os músculos aos ossos. Geralmente causada por movimentos repetitivos, seja por exercícios  ou por sentar na mesma posição por muitas horas, lesões ou inflamação acumulada ao longo do tempo, a tendinite pode causar muita dor.

As pessoas que têm mais de 40 anos tendem a ter tendinite mais do que as pessoas mais jovens, mas realmente qualquer um pode desenvolver sintomas dependendo de quão danificados  os tendões elásticos se tornam. É verdade que à medida que envelhecemos, os nossos ligamentos, ossos e tendões enfraquecem lentamente com o desgaste cotidiano, por isso é mais provável que experimentemos coisas como dor muscular ou articular. A tendinite se resume a experimentar tendões inflamados que são mais suscetíveis ao estresse, tensão e movimentos. Apesar do que a maioria das pessoas supõe, isso pode afetar indivíduos de todas as idades, tamanhos e níveis de atividade física, não apenas atletas profissionais ou idosos.

Tendinite é tratada de diferentes maneiras dependendo de onde ela está localizada no corpo, quanto tempo ela está presente e o  nível de atividade física da pessoa. Se você visitar um médico ortopedista para ajudar a tratar a sua tendinite, ele pode prescrever um plano de tratamento envolvendo a obtenção de muito descanso, pausa nos exercícios, uso de gelo, fisioterapia, analgésicos e/ou anti -inflamatórios.

Na maioria das vezes as medidas drásticas, como ter  uma cirurgia realizada ou receber injeções, não são necessárias, mas no caso de rupturas nos tendões, elas podem ser usadas ​​para gerenciar a situação rapidamente.

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Sinais e Sintomas de Tendinite

Os sintomas de tendinite podem variar em termos de quanto tempo eles duram. Alguns podem ser curados dentro de algumas semanas e outros podem durar mais do que alguns meses. Realmente tudo depende de quão grave é a sua lesão, quanto tempo está acontecendo e quanto a  inflamação se desenvolveu. Quanto mais cedo você resolver o problema, descansar e procurar tratamento, mais rápido você deve ser capaz de ver os sintomas desaparecem.

Algumas das áreas comuns do corpo onde a tendinite pode desenvolver incluem os joelhos, ombros, calcanhares, cotovelos, pulsos, quadris e mãos. Diferentes tipos de tendinite podem receber diversos nomes, dependendo de como e onde eles se formam.

Alguns sinais comuns indicando que você pode ter tendinite incluem dores em torno de um ligamento específico, articulação ou músculo, inchaço e sensibilidade, aumento da dor ao mover-se e se exercitar, rigidez e dificuldade para dormir devido à dor.

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Causas Comuns da Tendinite

Assim como o  movimento repetitivo é uma das causas mais comuns de tendinite, as atividades diárias como digitação, limpeza, corrida ou praticar esportes podem desencadear o seu desenvolvimento. Na verdade, mesmo que uma lesão possa dar início ao desenvolvimento de tendinite, geralmente é o trabalho de alguém ou passatempos que causam principalmente o problema. Isto é especialmente verdadeiro quando alguém começa essas atividades abruptamente, como um plano de treino, por exemplo, e faz muito rápido.

Algumas das muitas atividades que podem causar tendinite incluem a maneira e a postura ao se sentar, exercícios que afetam os calcanhares, não alongar após os exercícios, correr sem se aquecer ou descansar o suficiente, dançar,  correr a pé ou de bicicleta, praticar jardinagem, jogar golfe, baseball e tênis, trabalhar com as mãos durante muitas horas todos os dias e esquiar, por exemplo.

Não tenha uma ideia errada sobre as atividades físicas, pois o risco de desenvolver tendinite não é uma desculpa para você evitar os exercícios e ser ativo. Essas atividades não são as únicas coisas que podem acionar seus tendões para se inflamar. As condições médicas existentes como artrite reumatóide, gota, distúrbios da tireóide, infecções e reações a certos medicamentos também podem colocar stress adicional sobre os tendões.

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A postura deficiente e certos desenvolvimentos anormais do osso ou da junção, como ter as pernas ou os braços que não são iguais no comprimento, podem também ajustar o estágio para a tendinite. E, em alguns casos, as pessoas mais velhas podem formar tendinite após  uma queda, que desencadeia a inflamação nas articulações ou tendões. Pelo fato dos tendões serem acordes de tecido “fibroso”, realmente qualquer tipo de movimento estressante ou infecção interna ou causa de inchaço pode esticá-los ao ponto de causar lesão.

Embora existam centenas de tendões em todo o nosso corpo, apenas um número específico parece causar a grande maioria dos casos de tendinite. Isso ocorre porque esses tendões são utilizados mais na vida cotidiana e também podem receber menos fluxo sanguíneo. O mau suprimento de sangue e a dificuldade de obter nutrientes para os tendões podem contribuir para danos nos tecidos e inflamação, razão pela qual é importante fazer o que puder para melhorar a circulação, a ingestão de nutrientes, os níveis de pressão arterial e a inflamação corporal.

Tratamentos Naturais para Tendinite

Dê Um Tempo nos Exercícios e Repouse

Um pouco de auto-cuidado extra pode ajudar na prevenção da tendinite. Se você é um atleta ou alguém que exerce atividade físicas regularmente, você pode se decepcionar ao ouvir que muitas pessoas precisam ter tempo fora da academia, esportes de grupo e outros exercícios, a fim de deixar seus tendões totalmente curados. Mas pense sobre como você se trataria se sofresse de uma lesão como um tornozelo torcido. Você não acharia necessário demorar algum tempo extra?

É especialmente importante tentar identificar qual tipo de atividade pode ter contribuído para o desenvolvimento de sua tendinite (por exemplo, corrida ou tênis) para que você saiba se não é melhor parar temporariamente de fazer essa atividade.

Quanto tempo você precisa para descansar? Tudo isso depende de quão afetado está o seu tendão e quão severamente  inflamado. Você realmente não quer descansar por muito tempo, uma vez que isso pode deixar seus tendões rígidos (para não mencionar que faz com que você perca todos os outros benefícios do exercício como o controle de peso e redução do estresse).

A man sleeping

Tente dar-se tempo suficiente para curar para que você perceba se dor e inchaço têm diminuído. Converse com seu médico sobre o que esse período de tempo pode significar para você pessoalmente. Em seguida, reinicie gradualmente o exercício quando sua dor permite, lembrando-se de manter o ritmo desacelerado, se alongar e fazer pausas regularmente.

Se você continuar a permanecer ativo em algum tipo de atividade de baixa intensidade, certifique-se de evitar quaisquer atividades que podem fazer a sua dor a piorar. Se você continuar a exercer de alguma forma movimentos nos seus tendões durante este período, é possível que o problema retorne.

Inicie Novos Exercícios Lentamente Tenha Dias de Descanso

Um dos gatilhos comuns para a tendinite está em se ter uma rotina de exercícios muito rápida ou não ter descanso suficiente entre os treinos. Excesso de trabalho do corpo e reduzir o seu sistema imunológico pode causar aumento nos níveis de inflamação, o que estabelece o desenvolvimento da tendinite em diversas áreas do corpo. Isso não só provoca dor contínua, mas pode impedi-lo de fazer atividades básicas, forçando-o a desistir de mais formas de atividade por um período.

Seus tendões precisam de tempo para acompanhar qualquer nova forma de movimento e atividade, então comece lentamente com qualquer coisa que você não está acostumado a fazer normalmente (como ioga, corrida ou ciclismo, por exemplo). Mesmo se você é um atleta experiente ou tem feito exercícios regulares por anos, certifique-se de que você ainda tenha dias de recuperação  e descanso.

Descansar entre os treinos é crucial para permiti o tempo suficiente que o tecido desgastado necessita para reparar a si mesmo. Na verdade, entre os exercícios é quando realmente nossos músculos mais crescem, não enquanto estamos fazendo!

Three people walking in a park, getting some exercise

Siga Uma Dieta Anti-inflamatória

Como quase todas as lesões e até doenças crônicas, a inflamação só piora as coisas. Os alimentos que você coloca em seu corpo podem ter um impacto drástico em seus níveis de inflamação geral, alguns ajudando você a curar mais rapidamente e prevenir lesões, enquanto outros a desencadear inchaço e atrasar a recuperação.

Alguns dos alimentos anti-inflamatórios que você deve comer regularmente incluem:

Todos os tipos de vegetais.Especialmente os tipos de folhas verdes, que são carregados de antioxidantes que combatem o estresse oxidativo, uma das principais causas de inflamação.

Tente fazer metade do seu prato cozido ou vegetais crus em cada refeição, com o objetivo de incluir regularmente tipos como couve, brócolis, espinafre e outros vegetais verdes. Os vegetais frondosos e crucíferos são alimentos especialmente ricos em antioxidantes, carregados com vitamina C, vitamina K e minerais que aceleram o processo de cicatrização.

vegetais

Proteínas “limpas” de alta qualidade.  A proteína é importante para ajudar a reparar os tecidos danificados em todo o corpo, de modo que a deficiência proteica pode causar fraqueza, recuperação retardada, fadiga e dores corporais. Uma boa regra é tentar obter pelo menos quatro a cinco onças de proteína de qualidade por refeição. Algumas das melhores escolhas, que incluem os aminoácidos mais facilmente utilizados, são proteínas orgânicas, como o peixe selvagem que é fonte de ácidos graxos ômega-3 anti-inflamatórios, leite cru, ovos e carnes de gado que se alimenta de mato. Outro benefício destes alimentos é que a maioria deles é fonte de zinco (encontrado em altos níveis de carne, sementes de abóbora e espinafre). Os benefícios do zinco incluem o desenvolvimento e o reparo dos tecidos.

Bagas. Bagas são ricas em vitamina C, que ajuda com a reconstrução de colágeno, um componente essencial dos tecidos. Outros alimentos da vitamina C incluem citrinos, abóbora, legumes verdes e pimentões. As bagas são também uma grande fonte de antioxidantes que combatem os danos dos radicais livres, uma das causas de aumento de lesões na idade avançada. Abacaxi é outra grande escolha de frutas, porque fornece bromelina, um composto excelente para o tratamento de inchaço e lesões.

bagas

Alimentos ricos em potássio e magnésio. Alimentos ricos em potássio como água de coco, abacate, verduras e bananas podem acelerar a cicatrização. Magnésio encontrado nestes mesmos alimentos também é importante para a recuperação muscular e circulação saudável, ajudando você a obter um bom descanso.

Caldo de osso. O caldo de osso naturalmente contém colágeno, que é benéfico para cura dos tendões, uma vez que ele realmente ajuda a desenvolver e formar tecidos dentro do corpo. Não só é útil para casos de tendinite, mas também pode ajudar na recuperação de entorses, tensões e lesões dos ligamentos.

Por outro lado,os seguintes alimentos podem aumentar a inflamação e piorar a tendinite:

Álcool e cafeína. O álcool pode prolongar a inflamação e promover a perda óssea, assim como a cafeína que contém certos compostos que se ligam ao cálcio. Precisamos de cálcio para ajudar a curar tecidos que foram danificados, para que isso possa impedir o seu corpo de reparar-se adequadamente, e para evitar sobredosagem de cafeína e limitar o consumo de álcool.

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Muito sódio e sal. Sódio (encontrado em quase todos os alimentos processados) neutraliza o potássio, e contribui muito para a perda de nutrientes importantes do seu corpo que são necessários para facilitar o processo de cicatrização, por isso evite alimentos de alto teor de sódio, tanto quanto possível .

Açúcar e grãos refinados. Altos níveis de açúcar adicionado podem diminuir a função imunológica, diminuir a cicatrização de feridas e aumentar a inflamação, para não mencionar contribuir para o ganho de peso indesejado, o que pode piorar os sintomas da tendinite. Isso significa que você deve evitar o consumo de açúcar para curar sua tendinite.

Óleos hidrogenados e alimentos fritos. Assim como com o açúcar, os óleos refinados são encontrados em alimentos processados ​​e são conhecidos por causar inflamação, uma vez que eles são uma fonte de “pró-inflamatórios” ácidos graxos ômega-6.

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Tente Usar Pacotes de Gelo

Aplicar gelo nas áreas dolorosas pode ajudar a facilitar o desinchaço e é um método de tratamento fácil que você pode tentar em casa. Isto é especialmente importante no primeiro dia ou dois após uma lesão ou quando você notar o desenvolvimento de inchaço. Use compressa de gelo para diminuir os sintomas de tendinite, colocando o gelo em uma barreira em primeiro lugar (não diretamente em sua pele), como um pedaço de roupa, toalha de papel ou toalha de prato, e, em seguida, mantenha-o na área que dói.

Muitas pessoas gostam de simplesmente usar um saco de cubos de gelo ou legumes congelados envoltos em uma toalha, pressionado contra o corpo por 15 ou 20 minutos de cada vez. Você pode aplicar gelo até várias vezes por dia, ou até notar uma diminuição da dor.

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Considere Usar Uma Tala ou Cinta

Adicionar algum apoio extra em torno de seus tendões usando uma atadura, splint ou cinta, por exemplo ,pode ajudar a certificar-se de manter a parte do corpo afetada de se mover muito. O isolamento do tendão que está inflamado ajuda a reduzir o inchaço e suporta a cicatrização dos tecidos danificados.

Converse Com Um Médico Sobre Tratamentos Alternativos

Quando necessário, algumas das maneiras que a ortopedia trata a tendinite incluem:

Prescrição ou analgésicos de venda livre. Geralmente para dor leve, ibuprofeno tomado de vez em quando pode ajudar, mas às vezes casos mais graves exigem prescrição de géis que são aplicados diretamente na área ou medicações mais fortes para reduzir a dor a serem tomadas temporariamente.

Fisioterapia. Algumas pessoas optam por tentar a fisioterapia para lesões do tendão, que envolve procurar um especialista que trabalha com você para prescrever movimentos especiais isolados. O objetivo da terapia física é lentamente começar a esticar o tendão lesado em uma matéria controlada, enquanto aumenta a flexibilidade e força nos músculos de apoio ao redor do tendão.

Tratamentos de Quiropraxia.  Quiropraxia ou fisioterapeuta podem avaliar a sua postura e dar-lhe dicas para realizar determinadas atividades de uma forma mais segura. Seu quiroprático poderia ser seu mais novo antioxidante porque os benefícios da quiropraxia são grandes. Por exemplo, se você faz regularmente o trabalho que envolve a posição e o movimento, ou você está experimentando a dor ao se exercitar, ambos os profissionais podem mostrar-lhe as técnicas úteis relacionadas ao esticão, à flexibilidade e à postura apropriada para abaixar a possibilidade ou os ferimentos.

quiropraxia

Injeções de corticosteroides. Às vezes, um médico pode recomendar que um paciente receba injeções de esteroides para ajudar a reduzir rapidamente a dor e inchaço. Geralmente, este não é um bom método para prevenir ou tratar a tendinite a longo prazo, mas pode ser uma solução rápida quando a lesão é suficientemente grave. As injeções vêm junto com alguns efeitos laterais às vezes, como mudanças na cor da pele, enfraquecendo o tendão e causando o inchamento aumentado. A maioria das pessoas deve esperar seis semanas ou mais entre as injeções, por isso neste período de tempo é importante se concentrar em resolver o problema, abordando outros fatores como o descanso e a sua dieta.

Terapia de onda de choque extracorporal (ESWT) e cirurgia. Como último recurso, o seu médico pode recomendar-lhe tentar ESWT ou considerar a cirurgia, especialmente se você já tentou outros remédios e ainda está experimentando sintomas persistentes. ESWT é um tratamento de baixa dor que envia ondas de choque através de sua pele para o tendão, a fim de ajudar a quebrar os depósitos que se acumularam. Como injeções, isso vem com efeitos colaterais e não deve ser a sua primeira escolha de tratamento.

Cirurgia. A cirurgia é outra opção, mas traz complicações como efeitos colaterais para anestesia e medicamentos, infecções, cicatrizes e ruptura do tendão. Artroscopia é um tipo de cirurgia popular realizada em pessoas com “cotovelo de tenista”, um tipo comum de tendinite, que é dito proporcionar resultados em menos tempo de recuperação, uma vez que não é tão invasiva como outras formas de cirurgia.

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Suplementos Úteis para Tendinite

Para dar ao seu sistema imunológico um impulso e nutrir o tecido danificado, você pode tentar estes suplementos que combatem dor e inchaço:

Ômega-3 e óleos de peixe. Estas gorduras anti-inflamatórias são necessárias para a cicatrização de feridas, controlando o inchaço e respostas imunes adequadas.

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Colágeno e proteína de colágeno. Os dois tendões e ligamentos são em grande parte feitos de colágeno e assim, esta  forma de suplemento pode ajudar a restaurar e fortalecer as áreas enfraquecidas.

Bromelina. Esta enzima é encontrada naturalmente no abacaxi e tem efeitos anti-inflamatórios. Tente tomar 500 miligramas três vezes por dia para ajudar com a reparação de tecidos.

MSM. Este é um nutriente poderoso para a cura, uma vez que é um anti-inflamatório e uma fonte de enxofre que são necessários para que os tendões funcionem adequadamente. Ele também funciona bem para o tratamento de dores musculares como ombro contínuo ou dor nas costas. É recomendado mil miligramas três vezes ao dia.

Óleos essenciais. Para ajudar a reduzir a dor e acelerar o fluxo sanguíneo, experimente óleos essenciais naturais como ciprestes, incenso ou óleo de hortelã-pimenta. Use-os misturando duas gotas de cada óleo juntamente com 1/2 colher de chá de óleo de coco. Em seguida, aplique a mistura diretamente na área dolorosa três a cinco vezes ao dia com uma compressa quente para ajudá-la a penetrar na pele. Embeber em um banho morno infundido com óleos essenciais é outra boa opção.

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