Biotina Engorda? Conheça os Benefícios!

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A Biotina é uma vitamina B solúvel em água que ajuda o seu corpo a converter alimentos em energia. Importante para a saúde, especialmente para mulheres grávidas ou que estão amamentando, a biotina proporciona diversos benefícios, ajudando, por exemplo, a manter nosso cabelo, pele e unhas saudáveis. Entretanto, há aqueles que acreditam que a biotina pode fazer engordar. Mas, afinal, biotina engorda? Conheça os benefícios!

O que é Biotina?

A biotina é uma das vitaminas B, também conhecida como vitamina B7. Antigamente chamada de coenzima R e vitamina H (o H significa Haar und Haut, que é alemão para cabelos e pele), a biotina é solúvel em água, ou seja, nosso corpo não é capaz de armazená-la. Dentre os benefícios da biotina, muitos desempenham funções importantíssimas para o corpo. A biotina, por exemplo, é necessária para a função de diversas enzimas, conhecidas como carboxilases. Tais enzimas que contêm biotina participam de importantes vias metabólicas, como a produção de ácidos graxos e glicose.

Uma ingestão comumente recomendada é de 5 mcg (microgramas) por dia para crianças e 30 mcg em adultos. A quantidade pode aumentar para 35 mcg por dia para mulheres que amamentam.

A deficiência de biotina é bastante rara. No entanto, alguns grupos, como mulheres grávidas, podem vivenciá-la em formas suaves.

Comer ovos crus também pode causar deficiência de biotina, mas você precisaria comer um monte de ovos por um tempo muito longo. Isso acontece devido ao fato das claras de ovo cru conterem uma proteína chamada avidina,que se liga à biotina e impede sua absorção. A avidina, contudo, é inativada durante a cozedura.

E quanto ao aumento de peso, a biotina engorda? Para a alegria de todos, a Biotina não engorda, já que ela é uma vitamina e, portanto, não contém calorias.. Ela traz apenas benefícios para o corpo humano quando consumida aliada à uma alimentação saudável. Além disso, a biotina pode ajudar no emagrecimento. A seguir, conheça os benefícios da biotina.

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Conheça os Benefícios da Biotina

Desempenha Um Papel Fundamental no Metabolismo de Macronutrientes

A biotina é importante para a produção de energia. Por exemplo, várias enzimas necessitam funcionar adequadamente. Estas enzimas estão envolvidas no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Elas iniciam etapas críticas nos processos metabólicos desses nutrientes.

Biotina desempenha um importante papel em:

Gluconeogênese: esta via metabólica permite a produção de glicose a partir de fontes diferentes de carboidratos, como aminoácidos. As enzimas contendo biotina ajudam a iniciar este processo.

Síntese de ácidos graxos: a biotina auxilia enzimas que ativam reações importantes para a produção de ácidos graxos.

A quebra de aminoácidos: as enzimas contendo biotina estão envolvidas no metabolismo de vários aminoácidos importantes, incluindo a leucina.

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Pode Combater Unhas Quebradiças

As unhas frágeis são fracas e facilmente se tornam lascadas, rachadas ou descamadas. Isto é uma condição comum, estimada para afetar cerca de 20% da população mundial.
Um dos benefícios da biotina é o seu benefício às unhas frágeis.

Em um estudo, 8 pessoas com unhas frágeis receberam 2,5 mg de biotina por dia de 6 a 15 meses. A espessura das unhas melhorou em 25% em todos os 8 participantes. A quebra das unhas também foi reduzida.

Outro estudo realizado com 35 pessoas com unhas frágeis descobriu que 2,5 mg de biotina por dia durante 1,5 a 7 meses melhorou os sintomas em 67% dos participantes. No entanto, esses estudos foram pequenos e mais pesquisas são necessárias.

É Boa para os Cabelos

A biotina é muitas vezes associada com aumento do crescimento do cabelo e o fortalecimento do mesmo. Surpreendentemente, há muito pouca evidência para apoiar este suposto benefício da biotina.

No entanto, uma deficiência de biotina pode levar à perda de cabelo, o que indica que a vitamina é importante para a boa saúde dos cabelos.

Embora seja frequentemente comercializada como um tratamento alternativo para a perda de cabelo, apenas as pessoas com uma deficiência real de biotina devem obter benefícios significativos para os cabelos. Se ela melhora o crescimento do cabelo em pessoas saudáveis, ​​ainda não foi determinado.

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É Importante Durante a Gravidez e a Amamentação

A biotina é importante durante a gravidez e a amamentação. Estes estádios da vida têm sido associados a um aumento da necessidade desta vitamina.
Na verdade, estima-se que até 50% das mulheres grávidas podem desenvolver uma leve deficiência de biotina. Isso significa que pode isto pode começar a afetar seu bem-estar, mas não é suficientemente grave para causar sintomas visíveis.

Pensa-se que as deficiências ocorrem devido à desintegração mais rápida da biotina no organismo durante a gravidez. Além disso, uma das principais causas de preocupação é que estudos com animais descobriram que uma deficiência de biotina durante a gravidez pode causar defeitos de nascimento.

No entanto, lembre-se sempre de consultar o seu médico ou nutricionistas antes de tomar suplementos durante a gravidez e durante a amamentação.

Pode Baixar o Nível de Açúcar no Sangue em Diabéticos

O diabetes tipo 2 é uma doença metabólica. É caracterizado por níveis elevados de açúcar no sangue e função da insulina prejudicada.

Pesquisadores estudaram como os suplementos de biotina afetam os níveis de açúcar no sangue em diabéticos tipo 2. Algumas evidências mostram que as concentrações de biotina no sangue podem ser menores em pessoas com diabetes, em comparação com indivíduos saudáveis.

Estudos em diabéticos que receberam biotina isoladamente forneceram resultados mistos. No entanto, vários estudos controlados indicam que os suplementos de biotina, combinados com o cromo mineral, podem diminuir os níveis de açúcar no sangue em algumas pessoas com diabetes tipo 2.

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Pode Beneficiar a Pele

O papel da biotina na saúde da pele não é bem compreendido. No entanto, sabe-se que você pode ter vermelhidão e sofrer erupções cutâneas escamosas se você tiver deficiência de biotina.
Alguns estudos também sugerem que a deficiência de biotina pode, por vezes, causar uma doença cutânea chamada dermatite seborreica.

O papel da biotina na saúde da pele pode estar relacionado com o seu efeito sobre o metabolismo das gorduras, que é importante para a pele e pode ser prejudicado quando a biotina está ausente.

Não há evidência que mostre que a biotina melhora a saúde da pele em pessoas que não são deficientes em vitamina.

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Pode Afetar a Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla (EM) é uma doença auto-imune. Na EM, a cobertura protetora das fibras nervosas no cérebro, medula espinhal e olhos é danificada ou destruída. Esta bainha protetora é chamada de mielina, e a biotina é considerada um fator importante na sua produção.

Um estudo piloto em 23 pessoas com MS progressiva testou o uso de altas doses de biotina. Mais de 90% dos participantes tiveram algum grau de melhora clínica.
Embora esta constatação necessite de muito mais estudo, pelo menos dois ensaios clínicos randomizados foram realizados em pessoas com MS progressiva. Os resultados finais não foram publicados, mas os resultados preliminares são promissores.

Quais São os Alimentos Fontes de Biotina?

A biotina é encontrada em uma grande variedade de alimentos, por isso uma deficiência real é rara. Os alimentos que são fontes particularmente boas incluem carnes de órgãos, como fígado e rim; fermento; gemas de ovo; queijo; leguminosas, como o amendoim e soja; folhas verdes; couve-flor; cogumelos e nozes.

Além disso, suas bactérias intestinais produzem alguma quantidade de biotina. Ela também está disponível como um suplemento, quer pode ser consumido por conta própria ou como um componente de suplementos vitamínicos mistos.

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