A Luteína e sua Importância

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A luteína, apelidada de “a vitamina do olho”, é um tipo de antioxidante carotenoide que é mais conhecido por proteger a saúde dos olhos, motivo pelo qual a luteína e sua importância à saúde são bastante conhecidos. Pergunte a si mesmo esta pergunta: Quantas cores estão em seus alimentos favoritos? A resposta irá dizer-lhe quanta luteína você está recebendo. Assim como muitos outros tipos de antioxidantes, a luteína é encontrada em alimentos de cores vivas, como frutas e legumes, especialmente folhas verdes e tipos que são laranja profundo ou amarelo.

Junto com outro antioxidante de aumento de visão chamado zeaxantina, a luteína é abundante em anti-inflamatórios, alimentos que combatem o câncer , incluindo couve, brócolis e muitas outras verduras, gemas de ovos e frutas cítricas, todos os quais ajudam a proteger os olhos de estresse oxidativo.

A pessoa média que segue a dieta americana padrão provavelmente não consome muita luteína, além de outros antioxidantes importantes. O corpo humano não pode sintetizar luteína ou zeaxantina por si só, o que significa que temos de obter estes nutrientes importantes da nossa dieta (ou em alguns casos, suplementos). Você já sabe que o preenchimento de uma abundância de frutas e legumes é bom para você, e aqui está apenas um outro exemplo de por que é assim.

Human eye on blue background (shallow DoF)

Embora seja melhor obter luteína suficiente naturalmente através de uma dieta saudável e rica em alimentos anti-inflamatórios, suplementos nutricionais ou alimentos e bebidas fortificados também podem ser usados por algumas pessoas, a fim de ajudar a aumentar os níveis de luteína. Os suplementos são realmente necessários para obter benefícios? Provavelmente não, mas no geral ainda temos um caminho a percorrer quando se trata de compreender o pleno potencial da luteína em termos de prevenção de doenças, biodisponibilidade, metabolismo e relações dose-resposta.

Como Funciona a Luteína?

Quando comemos alimentos com luteína ou tomamos luteína em forma de suplemento, acredita-se que ela é muito facilmente transportada em torno do corpo, especialmente para as partes dos olhos chamados mácula e lente. Na verdade, existem mais de 600 tipos diferentes de carotenoides encontrados na natureza, mas apenas cerca de 20 fazem o seu caminho para os olhos. Destes 20, luteína e zeaxantina são os dois únicos que são depositados em quantidades elevadas na porção macular dos olhos.

As capacidades antioxidantes da luteína ajudam a combater radicais livres danos causados pela luz azul ou exposição ao sol, uma dieta pobre e outros fatores que aumentam o risco de desenvolver perda de visão relacionados com a idade ou doenças como a degeneração macular e catarata. No processo, os antioxidantes como a luteína protegem as células saudáveis ​​enquanto interrompem o crescimento de células malignas.

Lutein and swiss chard

Dentro dos olhos, uma das funções mais importantes da lente é coletar e concentrar luz sobre a retina, e é exatamente por isso que a lente precisa permanecer “clara” e livre da turvação que é indicativa de catarata. A principal razão pela qual a lente se torna turva é o dano devido à oxidação, razão pela qual precisamos de antioxidantes para ajudar a neutralizar os radicais livres.

Mesmo em pessoas que têm lesões oculares existentes, incluir luteína em abundância na dieta pode ajudar a parar a progressão de tal condição prejudicial à visão. Mas a luteína não é apenas benéfica para os adultos mais velhos, uma vez que tomar medidas preventivas é a verdadeira chave para preservar a sua visão e saúde ocular. Tanto os idosos e os mais jovens devem consumir muita luteína, a fim de reduzir o risco de danos oxidativos que podem levar a distúrbios no caminho.

Embora a luteína e outros carotenoides sejam extremamente importantes para a visão e os olhos, seus benefícios não param por aí. Além de proteger os olhos, a luteína também é utilizada para ajudar a prevenir doenças da pele, vários tipos de câncer (incluindo câncer de cólon ou de mama), diabetes tipo 2 e fatores de risco associados com a doença cardíaca coronária.

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5 Benefícios da Luteína

Nos protege contra distúrbios oculares, como degeneração macular: A luteína é considerada um tratamento natural para a degeneração macular (AMD), que é considerada a causa mais comum de cegueira entre os adultos mais velhos. Estimativas mostram que mais de 25 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela degeneração macular relacionada à idade ou catarata, especialmente pessoas com 55 anos ou mais que vivem em países industrializados ocidentais. Infelizmente, a incidência de AMD pode triplicar até 2025, de acordo com a Associação Americana de Optometria.

A luteína protege os olhos filtrando uma porcentagem da luz UV prejudicial de curto alcance que afeta negativamente partes delicadas dos olhos, como a retina (a mácula). Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que a suplementação com 6 miligramas por dia de luteína pode reduzir o risco de degeneração macular por uma média de 43 por cento.

Da mesma forma, outros estudos mostram que a ingestão dietética mais elevada de luteína e de zeaxantina, juntamente com a benéfica vitamina E está associada com uma redução significativa do risco de formação de catarata. Embora a pesquisa ainda esteja em seus estágios iniciais, consumir luteína três vezes por semana durante até dois anos tem sido apontado para melhorar a visão em pessoas mais velhas que já têm catarata.

Luteína

Outros benefícios da luteína para a saúde ocular incluem ajudar a reduzir a fadiga ocular, brilho e sensibilidade à luz, ajudando a manter a lente e a retina em densidades apropriadas, fortalecendo o tecido ocular e ajudando a visão a ser mais aguda.

Quando se trata de saúde ocular, cada pessoa é diferente em termos de quanto de luteína é mais benéfico. É possível que para algumas pessoas, mesmo com um relativamente alto consumo de alimentos ricos em antioxidantes, os seus níveis sanguíneos podem ser altos o suficiente em nutrientes como a luteína, mas testar tecidos dentro dos seus olhos vai mostrar que seus níveis da retina continuam a ser baixos.

Felizmente, os médicos agora têm a capacidade de medir níveis de pigmentos maculares de luteína nos olhos de alguém, a fim de determinar se eles estão em um risco aumentado para a doença. Ao realizar um teste de densidade óptica de pigmento macular (MPOD), os médicos podem dar recomendações dietéticas especializadas para luteína e outros nutrientes protetores com base em respostas individuais, predisposição genética e fatores de estilo de vida.

Ajuda a proteger a saúde da pele: Além de serem encontrados dentro dos pigmentos dos nossos olhos, carotenoides, incluindo luteína e zeaxantina, também estão presentes dentro da pele. Para preservar a saúde da pele e combater o câncer de pele, a luteína ajuda a filtrar comprimentos de onda de alta energia da luz visível, o que retarda a taxa de estresse oxidativo. E os dados sobre a luteína e sua importância à saúde não param por aí. Alguns estudos com animais mostram evidências de que a luteína oferece significativa proteção contra os danos da pele induzida pela luz , tais como sinais de envelhecimento e potencialmente câncer de pele.

Pode ajudar a reduzir o risco de diabetes: De acordo com alguns estudos com animais, os níveis mais elevados de luteína e outros carotenóides no sangue estão associados com menos problemas para controlar o açúcar no sangue e um menor risco de diabetes ou complicações relacionadas. Um estudo de 2000 realizado em ratos diabéticos descobriram que a suplementação com luteína e DHA (um tipo crucial de ácido graxo ômega-3 ) ajudou a normalizar todas as modificações bioquímicas induzidas pelo diabetes.

Em comparação com o controle de ratos que não tomaram luteína e DHA, os ratos diabéticos que tomaram os suplementos experimentaram taxas mais baixas de stress oxidativo e menos danos causados ​​à retina dos olhos, apesar de estarem sob condições hiperglicêmicas.

Wicker basket with assorted organic vegetables and fruits isolated on white

Podem ajudar a diminuir o risco de câncer: Algumas evidências mostram que as pessoas que obtiverem mais luteína a partir da dieta apresentaram taxas mais baixas de incidência de câncer mama, cólon, colo do útero e pulmão. Embora não saibamos exatamente como a luteína e a formação de câncer estão ligadas, estudos correlacionais têm mostrado que adultos com níveis mais elevados de luteína no sangue experimentam um risco reduzido de desenvolver várias formas de cânceres comuns.

A luteína pode atuar como um tratamento de câncer natural devido ao fato de que os alimentos ricos em luteína (como verduras e frutas cítricas) também fornecem outros antioxidantes e nutrientes benéficos que reduzem a inflamação que causa a doença e estresse oxidativo. No entanto, neste momento, ainda é necessária mais investigação para nos ajudar a compreender plenamente os efeitos da luteína e outros carotenoides sobre o câncer, imunidade, hormônios e saúde cardiovascular, independentemente de outros nutrientes que são encontrados em frutas e legumes.

Pode ajudar a manter a saúde do coração: Alguns estudos observacionais mostram que os carotenoides, incluindo a xantofila e a luteína, podem ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. Assim como com os estudos mencionados anteriormente que mostram potenciais efeitos cancerígenos da luteína, ainda não estamos certos de como a luteína melhora a saúde do coração. Pelo fato da luteína ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, parece que ela é capaz de beneficiar a saúde do coração, diminuindo a inflamação, que é uma causa subjacente de doença cardíaca coronária. Assim, a luteína e sua importância à saúde se fazem muito importantes para a prevenção a diversos cânceres também.

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Estudos realizados pela Universidade do Sul da Califórnia sugerem que baixos níveis de luteína no sangue podem contribuir para o espessamento das paredes das artérias. Isso aumenta o risco para o desenvolvimento de arteriosclerose e obstrução das artérias carótidas, que pode levar a ataques cardíacos. Estudos observacionais da USC mostram que as pessoas com os níveis mais altos de luteína no sangue experimentam menos acúmulo de placa nas artérias, enquanto o oposto também é verdade: quanto menos alimentos ricos em luteína alguém come, mais entupidas suas artérias parecem se tornar.

Outro fator convincente é que após os pesquisadores testaram os efeitos da luteína sobre as artérias humanas que foram removidas durante a cirurgia, menos células brancas estavam presentes dentro das artérias após a suplementação de luteína em comparação com os controles, sugerindo que ocorreu menos inflamação e obstrução.

Quanto de Luteína Necessitamos?

Neste momento não há uma recomendação geral para a ingestão diária de luteína ou zeaxantina. No entanto, a maioria dos estudos mostra que os benefícios são maiores quando alguém consome 10 miligramas de luteína por dia ou mais, juntamente com cerca de 2 miligramas de zeaxantina por dia.

Este montante pode ser obtido muito facilmente com uma dieta equilibrada e saudável (uma xícara de couve tem mais de 22 miligramas!), mas suplementos também são recomendados para pessoas que são altamente suscetíveis a danos nos olhos, bem como aquelas que têm distúrbios digestivos que podem dificultar a absorção de nutrientes e os idosos, que podem necessitar de mais proteção.

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