A Batata Doce e Seus Benefícios à Saúde

Batata Doce

Introdução

A batata doce é uma raiz tuberosa que é consumida principalmente, embora às vezes os brotos e as folhas novas da planta também sejam consumidos. As batatas doces são relacionadas apenas remotamente às batatas que pertencem à planta Solanum tuberosum.

A planta cresce como uma videira, enquanto a batata doce tem uma casca lisa com extremidades afiladas e várias cores de casca que podem variar do amarelo ao vermelho, castanho a roxo e bege, enquanto a cor da polpa varia de branco, rosa, laranja, vermelho a bege e roxo .

A batata doce de cor branca ou pálida é menos doce e mais seca do que as variedades de cor escura.

A batata doce é rica em diversas vitaminas e minerais e beneficia a nossa saúde de várias maneiras, conforme listado abaixo.

A História da Batata Doce

A batata doce provavelmente teve sua origem na América Central ou do Sul, em algum lugar entre 5000 a 10000 anos atrás. Hoje, ela é cultivada em todas as regiões quentes e tropicais do mundo, onde há água suficiente. Cresce melhor em sol abundante e temperaturas quentes da noite. A planta não tolera a geada.

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A batata doce pode até crescer em solos pobres, é muito resistente a pragas e raramente precisa de pulverizadores de pesticidas. No entanto, é extremamente sensível à toxicidade do alumínio e necessita de aplicação de cal no tempo de plantio em solos pobres.

A Batata Doce e Seus Benefícios à Saúde

A batata doce tem um número moderado de calorias, cerca de 90 calorias / 100 gramas. As calorias são principalmente de amido. O alimento tem um maior teor de amilose, (em vez de amilopectina, que é predominante em batatas) e, portanto, aumenta os níveis de açúcar no sangue lentamente.

A batata doce é livre de colesterol e gorduras saturadas e é uma boa fonte de fibra dietética. Ela também é  uma excelente fonte de vitamina A e beta-caroteno, encabeçando a lista de vegetais de raiz tendo excelentes níveis desta vitamina.

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O tubérculo também é rico em vitaminas Bcomplex como ácido pantotênico, piridoxina, tiamina, niacina e riboflavina, e folatos.Contém bons níveis de minerais de potássio, ferro, magnésio, fósforo e manganês com quantidades moderadas de cálcio e zinco.

As folhas de batata doce, por sua vez, são mais ricas em ferro, vitaminas C & K e potássio do que a batata doce em uma base de peso para peso e são mais baixas em sódio.

A batata doce é um alimento que apresenta baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica de apenas 17.

Tabela Nutricional da Batata Doce

Valor nutricional por 100 g
(Fonte: Base de Dados Nacional de Nutrientes do USDA)
Princípio Valor nutritivo Percentagem de RDA
Energia 86 Kcal 4%
Carboidratos 20,12 g 15,50%
Proteína 1,6 g 3%
Gordura total 0,05 g <0,5%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 3 g 8%
Vitaminas
Folatos 11 mcg 3%
Niacina 0,557 mg 3,50%
Ácido pantotênico 0,80 mg 16%
Piridoxina 0,209 mg 15%
Riboflavina 0,061 mg 5,50%
Tiamina 0,078 mg 6,50%
Vitamina A 14187 UI 473%
Vitamina C 2,4 mg 4%
Vitamina E 0,26 mg 2%
Vitamina K 1,8 mcg 1,50%
Eletrólitos
Sódio 55 mg 3,50%
Potássio 337 mg 7%
Minerais
Cálcio 30 mg 3%
Ferro 0,61 mg 7,50%
Magnésio 25 mg 6%
Manganês 0,258 mg 11%
Fósforo 47 mg 7%
Zinco 0,30 mg 3%
Fito-nutrientes
Caroteno 7 mcg
Caroteno 8509 mcg
Criptoxantina 0 mcg

Os Benefícios da Batata Doce

 Comer batata doce ajuda a manter a pele suave e jovem devido ao seu alto teor de beta-caroteno.

O alto teor de fibra faz da batata doce um lento queimador de calorias,

A batata doce ajuda a manter o coração saudável, uma vez que possui quantidades elevadas de vitamina B6, que por sua vez quebram a homocisteína, responsável por endurecer as artérias e os vasos sanguíneos. A vitamina B6 ajuda a mantê-los macios e flexíveis.

O alto teor de potássio ajuda a reduzir a pressão arterial e a manter o equilíbrio eletrolítico, regulando a batida do coração e também é útil para manter o cérebro e o sistema nervoso central funcionando normalmente.

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A batata doce protege a pele dos raios ultra violeta prejudiciais e também repara o dano celular causado por eles. Tudo isso é possível devido aos excelentes níveis de beta caroteno / vitamina A. Beta caroteno também protege os olhos da degeneração macular e perda de visão.

Sendo rica em magnésio, a batata doce ajuda a manter os níveis de estresse mais baixos e, consequentemente, ajuda no relaxamento.

O teor de ferro ajuda a manter níveis normais de hemoglobina e níveis de energia saudáveis.

A batata doce fornece excelentes benefícios anti-inflamatórios, incluindo redução inflamações do cérebro e tecido nervoso.

O conteúdo beta de criptoxantina também evita inflamações da artrite reumatoide e benefícios significativos foram vistos com apenas uma dose por dia.

A batata doce auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue devido à vitamina B6 e níveis de fibra.

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Evita a constipação, controla a acidez e reduz as chances de úlceras de estômago, enquanto também ajuda o corpo se livrar de metais pesados ​​como o arsênio e o mercúrio do trato digestivo.

A batata doce é eficaz na redução do congestionamento do nariz, brônquios e pulmões, dando assim alívio na asma e bronquite.

Riscos de vários tipos de cânceres como os de próstata, cólon e rins são reduzidos pelo consumo de batata doce.

Ela ajuda no ganho de peso, pois é fácil de digerir e contém uma gama de vitaminas e minerais, fornecendo uma grande quantidade de energia.

A batata-doce é excelente para impulsionar os níveis de imunidade, pois tem um número de vitaminas anti-oxidante e beta-caroteno.

Usos da Batata Doce

As raízes tuberosas são comidas principalmente. Em algumas áreas do mundo, no entanto, os rebentos e folhas também são consumidos como um vegetal.

Alguns usos não-culinários da batata doce incluem:

Preparação de corantes para tingimento de tecidos.

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Utilização de forragem para animais.

Como plantas ornamentais em jardins. Em aquários domésticos, ela remove resíduos tóxicos como amônia e nitratos que os peixes produzem, melhorando assim a qualidade da água e melhorando as condições de vida dessas criaturas aquáticas. Os peixes encontram nas raízes da batata doce um bom espaço para habitar.

Informações Úteis Sobre a Batata Doce

Consumir cerca de uma colher (sopa) de óleo, como o azeite de oliva, que fornece cerca de 3,5 g de gordura, juntamente com batata doce pode aumentar significativamente a absorção de beta-caroteno. Pesquisas mostraram que cerca de 3 a 5 gramas de gordura auxilia na maximização da absorção de beta-caroteno da batata doce.

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Batatas doces cozidas a vapor proporcionam os benefícios nutricionais máximos. Ferver reduz o índice glicêmico, que leva a uma melhor gestão dos níveis de açúcar no sangue.

Cozinhar a batata doce por apenas 2 minutos desativa as enzimas que de outra forma teriam quebrado as antocianinas, causando uma perda dos benefícios de seus antioxidantes e anti-inflamatórios. Cozinhar por 7 minutos maximiza o seu valor nutricional e sabor.